Se você já tem um pouquinho de experiência em programação, já deve ter ouvido falar no For.
For é uma ferramenta de programação e nós iremos falar sobre ela aqui.
Caso você ainda esteja iniciando com programação de jogos ou precisa aprender mais, nós temos um artigo que pode te ajudar:
Como aprender a programar jogos
For Unity | O que é e como usar?
1 – O que é for?
2 – Pra que serve o for?
3 – Listas
4 – For na Unity
O que é For?
For é uma ferramenta de programação que serve para facilitar a nossa vida.
Basicamente quase todas as linguagens de programação possuem essa ferramenta.
Ela serve para alguns propósitos como:
- Executar tarefas repetidas
- Trabalhar listas e matrizes
Para que serve o for?
Imagine que você quer executar 5 vezes a mesma coisa no script.
Para isso você precisa escrever o mesmo comando 5 vezes, um em cada linha.
O problema é quando lidamos com ações grandes como 50, 100 ou 300 ações.
Ai é preciso de uma ferramenta para facilitar a nossa vida.
Nesse caso o For vai nos ajudar bastante, porque ele é um ciclo que permite você executar muitas tarefas de uma vez.
Se você quiser, por exemplo, criar 50 bolas no jogo, soltar 360 raios em diversas direções, essa ferramenta vai te ajudar.
Listas
Outro caso que nos ajuda é quando trabalhamos com listas e matrizes.
Listas são basicamente um conjunto de variáveis do mesmo tipo que são enumeradas.
Imagine você ter que criar 10 variáveis jogador:
int jogador0;
int jogador1;
int jogador2;
int jogador3;
int jogador4;
int jogador5;
int jogador6;
int jogador7;
int jogador8;
int jogador9;
Nesse caso poderíamos criar uma lista de tamanho 10:
int[] jogador = new int [10];
Isso facilita a nossa vida pois podemos aumentar e diminuir essa lista o quanto quiser.
E para nós acessarmos o valor basta colocar qual a posição da variável:
jogador[3];
E é aqui que entra a ferramenta for.
Com ela nós podemos percorrer todas as variáveis da lista de uma vez só.
Isso permite nós modificar todos os valores de uma vez e facilita muito o nosso trabalho.
For na Unity
Na Unity utilizamos a linguagem C# e o que vai mudar para outras linguagens é a forma de escrever.
Na Unity escrevemos o For da seguinte forma:
for(int i =0; i < 10; i++){
}
Aqui nós colocamos o valor inicial, o valor final e o que acontece depois de cada ciclo.
Nesse caso, depois de cada ciclo nós aumentaremos em 1 o valor de i;
Com isso fica fácil fazer os exemplos citados acima como:
- Criar 50 bolas:
for(int i =0; i < 50; i++){
Instantiate(Bola);
}
- Soltar 360 raios em todas as direções:
for(int i =0; i < 360; i++){
GameObject ray = Instantiate(Raio);
ray.transform.eulerAngles = new Vector3( 0, i, 0);
}
Aqui nós criamos um suposto objeto raio 360 vezes e colocamos cada um em um ângulo diferente.
- Modificar todos os valores de uma lista:
for(int i =0; i < lista.Length; i++){
lista[i] = lista[i] + 1;
}
Nesse caso Lista é o nome da lista e lista.Lenght é o tamanho dela.
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