Para fazer um bom projeto precisamos criar um design único para ele e isso passa por escolher a fonte certa para usar em nossos projetos.
A tipografia é muito importante e ela é a cereja do bolo de toda a criação artística.
A tipografia é a primeira impressão que as pessoas vão ter ao bater o olho em nosso projeto e com isso elas vão tirar as suas primeiras conclusões sobre ele.
Esse jogo é um puzzle minimalista 2D? Ele é um puzzle 3D? Ele é uma plataforma em pixel art?
Tudo isso é comunicado principalmente pela tipografia usada em nosso projeto.
Um projeto minimalista vai ter fontes mais simples e um nome direto ao ponto, já um projeto em pixel art vai ter um aspecto mais robusto e uma fonte desenhada em pixels.
Tudo isso passa pela tipografia.
O maior problema ao escolher uma fonte
O grande problema começa quando precisamos escolher uma fonte para nosso projeto.
Na maioria dos casos a busca começa pelo Google e aí mora o problema.
A grande maioria das fontes existentes em sites são pagas, mas esses sites disponibilizam gratuitamente para uso pessoal.
Isso significa que para uso comercial você terá que pagar.
E aqui temos 2 problemas:
- Você pode pegar uma fonte que não pode ser usada em jogos e aplicativos mesmo pagando
- Você pode pegar uma fonte que o site diz que é gratuita mas na verdade não é
Mesmo que você pague uma fonte é importante ler a EULA e saber quais os direitos de uso você tem.
O problema de não saber isso é que a grande maioria das fontes podem ser usadas somente para design gráfico, para jogos e aplicativos não.
E o grande problema mesmo está quando o site diz que pode ser usada comercialmente, mas na verdade não pode.
O meu caso pessoal
Eu escolhi algumas fontes muito bonitas para usar nos meus primeiros projetos, o Destroy the Cubes, Destroy the Hexons e o Destroy Geometric Shapes.
O problema é que essas fontes eram pagas e eu não sabia, mas quando descobri fui comprar a licença.
Até aí tudo bem.
O problema mesmo foi quando eu li a EULA e lá dizia que a licença paga não permitia uso em jogos e aplicativos.
Qual o transtorno disso?
Agora terei que mudar todo o design dos meus jogos, já que não existem fontes parecidas que eu possa usar, nem pagas e muito menos gratuitas.
O que fazer?
O primeiro é se atentar se a fonte que você está usando é realmente free.
Você pode fazer isso consultando o Google Fonts.
E para usar fontes sem medo de ter algum problema em seus projetos você pode usar o próprio Google Fonts
Ele disponibiliza mais de 900 fontes gratuitas para usarmos em nossos projetos.
É um meio muito mais seguro de usar fontes para seu jogo.
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