Flow em jogos… Já ouviu esse termo antes? Você sabe o quão importante é ter Flow em seus jogos?
Uma das grandes buscas de todo desenvolvedor é aumentar o máximo do engajamento do jogador no jogo.
E a teoria do Flow, nos ajuda a tentar entender melhor o que de fato faz o jogador ficar imerso na gameplay.
Explorando a Teoria do Flow em Jogos
Os jogos têm uma capacidade única de nos transportar para outros mundos, nos fazer esquecer do tempo.
E quando estamos imersos em um jogo, muitas vezes experimentamos um estado de total absorção e concentração.
Onde nossas habilidades, por exemplo, se alinham perfeitamente com os desafios apresentados.
E esse estado é frequentemente descrito como “fluxo” ou “flow” em inglês, e tem sido objeto de estudo em diversas áreas.
E o Flow é como um estado mental onde uma pessoa está completamente imersa em uma atividade.
Perdendo a noção do tempo e das preocupações do mundo exterior, por exemplo.
E durante esse estado, o indivíduo está totalmente focado na tarefa em questão, sentindo um senso de controle e satisfação.
E em jogos, o flow é alcançado quando há um equilíbrio entre o nível de habilidade do jogador e o desafio apresentado pelo jogo.
Pois, quando o desafio é adequado ao nível de habilidade do jogador, ele entra em um estado de flow.
E acaba completamente absorvido pelo jogo, experimentando um fluxo constante de desafios e recompensas.
Elementos-Chave do Flow em Jogos
Para que o flow seja alcançado em jogos, é necessário que alguns elementos-chave estejam presentes.
Como, por exemplo, equilíbrio entre habilidade e desafio, como mencionado anteriormente.
Pois, se o jogo for muito fácil, o jogador pode ficar entediado, e se for muito difícil, pode levar à frustração.
E uma tática para manter o interesse do jogador por mais tempo é mesclar momentos difíceis e momentos mais tranquilos.
Por exemplo, você pode ensinar algo para o jogador, criar um desafio simples para ele aprender e dominar a nova habilidade.
E depois criar um desafio mais difícil, depois um mais fácil, e posteriormente outro mais difícil ainda.
E assim, cada desafio difícil será mais difícil que o anterior, e os fáceis vão aumentando de dificuldade progressivamente.
Pois, assim aos poucos você força o jogador a evoluir gradualmente a medida que dificuldade também aumenta.
E o jogador deve ter objetivos claros e alcançáveis para trabalhar.
Pois, isso dá direção à sua jogabilidade e ajuda a manter o foco e a motivação.
Mas também a imersão é fundamental para o flow em jogos.
Envolvendo elementos gráficos, trilha sonora cativante, narrativa interessante.
E que transportam o jogador para dentro do mundo do jogo, fazendo com que ele esqueça do ambiente ao seu redor.
Exemplos de Flow em Jogos
Existem muitos exemplos de jogos que alcançam o estado de flow de forma eficaz.
Tetris:
Este clássico jogo de quebra-cabeça oferece um equilíbrio perfeito entre habilidade e desafio.
À medida que os blocos caem mais rapidamente, o jogador é desafiado a reagir mais
rapidamente, mantendo-se no estado de flow.
Super Mario Bros:
Os jogos da série Super Mario Bros são conhecidos por sua jogabilidade fluida e desafios bem elaborados.
Os níveis são projetados de forma a oferecer um aumento gradual no desafio, mantendo os jogadores completamente envolvidos.
Dark Souls:
Esta série de jogos de RPG é famosa por sua dificuldade desafiadora.
No entanto, muitos jogadores relatam entrar em um estado de flow enquanto jogam.
Pois, cada morte é vista como uma oportunidade de aprendizado e melhoria.
Entender a Teoria do Flow é essencial para aumentar a imersão do jogador no jogo.
Pois, quando os jogadores entram em um estado de flow, estão totalmente imersos na experiência do jogo.
Desfrutando de um fluxo constante de desafios e recompensas.
E isso desperta no jogador a vontade de sempre retornar e revisitar o game.
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