Finalizar um jogo para lançamento é um desafio monumental e que envolve uma série de obstáculos.
E esses desafios podem até mesmo atrasar todo o seu processo de lançamento.
Por isso nesse artigo conheceremos essas dificuldades e como você pode evitar esses problemas.
Dois lados da moeda
Esse termo “Dois lados de uma mesma moeda”, é um exemplo perfeito do que é finalizar um jogo.
Pois, próximo do lançamento do seu jogo, existem 2 aspectos de que precisam estar 100% finalizado.
E caso eles não estejam, é quase certeza que seus jogadores irão reclamar em algum grau nas suas reviews.
E esses 2 aspectos são: a estética visual e o desempenho do seu jogo, nos diferentes dispositivos.
Pois, ambos podem prejudicar diretamente a experiência do jogador e satisfazer ou não ele.
Finalizar a parte Visual
A estética do seu jogo é sem dúvidas o principal elemento que convence o jogador a compra-lo.
Pois, qualquer jogador se atrai por jogos que possuem uma estética única e que passa um ar profissional.
Por isso, ao finalizar um jogo é necessário fazer todo o polimento dele, demandando uma carga a mais de trabalho.
E aqui você precisará refazer artes que não estejam tão bonitas e a altura do padrão do jogo.
E adicionar os efeitos visuais e feedbaks para o jogador, melhorando a qualidade da imagem.
Adicionando um Game Feel e Game Juice mais polido, por exemplo, efeitos sonoros, finalizando as fontes dos textos, etc.
Pois, independente do estilo de arte do jogo, ele quer receber uma arte padrão do início ao fim e profissional.
Finalizar a Performance
Garantir que o jogo funcione perfeitamente em uma variedade de plataformas, é uma tarefa árdua.
Pois, o jogo deve ser otimizado para diferentes configurações de hardwares.
E garantir uma taxa de quadros estável e tempos de carregamento rápidos.
Mas, mesmo após anos de desenvolvimento, é comum que os jogos tenham uma infinidade de bugs.
E problemas que precisam ser corrigidos antes do lançamento.
E isso inclui desde pequenos bugs gráficos até problemas de jogabilidade mais graves que comprometem a experiência do jogador.
Por isso é comum nessa fase se intensificar os testes de qualidade para reduzir o máximo de bugs possíveis.
E entregar a versão final mais polida e próxima da perfeição possível, minimizando problemas graves.
Planejamento
Sem sombras de dúvidas a melhor forma de mitigar esse peso que é finalizar um jogo é fazer seu planejamento.
Pois, independente de quantos anos você passou desenvolvendo esse jogo, essa fase de polimento sempre ocorrerá.
Por isso é preciso trabalhar com prazos e metas realistas para seus lançamentos.
Estipulando assim, por exemplo, o tempo que o jogo ficara pronto aproximadamente.
E então jogue a data de lançamento de 2 a até 3 meses para frente, após a data do termino.
Pois, você terá 3 meses para fazer testes massivos no jogo, corrigir bugs, fazer o polimento, antes de lançar.
Te ajudando a trabalhar com mais tranquilidade e folga no prazo, e vale lembrar que você ainda precisará lidar com marketing.
Pois, próximo ao lançamento é necessário um trabalho mais intenso na divulgação do game.
Resumindo não tem como fugir, essa fase intensa na finalização do jogo sempre ocorrerá.
Por isso é necessário você ter folga nos seus prazos de entrega, para corrigir imprevistos nessa fase.
E assim ter um lançamento muito mais tranquilo e sem grandes problemas ou impactos negativos.
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