Criar fases em jogos é uma das partes essenciais no design de um jogo.
E Unity oferece diferentes formas de organizar esses leveis, dependendo do estilo do jogo e dos requisitos técnicos.
E neste artigo, vamos explorar as abordagens mais comuns para a criação de fases, vantagens e desvantagens!
Abordagens mais comuns

A escolha da melhor abordagem para criar fases no seu jogo depende de vários fatores.
Qual é o estilo do jogo, o número de fases, a performance, os tempos de carregamento e a experiência do jogador.
E se o jogo for mais simples e linear, como um jogo de plataforma 2D, você pode trabalhar com uma única cena.
Mas, para jogos mais complexos, como mundos abertos ou jogos com muitas fases, é mais eficiente dividir o jogo em várias cenas.
Fases em uma única cena

Uma abordagem comum é criar todas as fases dentro de uma única cena.
E isso pode ser vantajoso em jogos mais simples, pois, evita tempos de carregamento entre fases e pode ser mais fácil de gerenciar.
E você pode ter diferentes áreas ou zonas representando fases distintas, onde o jogador se move de uma para outra.

Mas tudo dentro da mesma cena, seja por carregamento dinâmico de objetos ou pela ativação/desativação de seções da cena.
Vantagens:
- Menos tempos de carregamento, proporcionando uma transição mais suave.
- Mais simples de configurar para jogos lineares ou com poucas fases.
- Mais fácil de depurar, pois, você não precisa se preocupar com a transição entre várias cenas.
Desvantagens:
- Pode ser difícil de gerenciar à medida que o jogo cresce em complexidade, com a cena ficando mais pesada.
- Performance pode ser afetada, já que muitos objetos precisam ser carregados de uma vez.
- A falta de divisões claras pode tornar o design mais complicado e difícil de manter.
Dividir em diversas cenas

A abordagem alternativa é dividir o jogo em várias cenas e carregar cada fase separadamente.
Essa abordagem é mais adequada para jogos maiores, como jogos de mundo aberto ou com várias leveis distintas.
Pois, cada uma precisa ser carregada de forma independente devido à quantidade de objetos presentes.

Vantagens:
- Melhora a performance, pois, apenas a fase atual está carregada na memória, e o jogo pode descarregar objetos desnecessários.
- Facilita o gerenciamento de fases, permitindo que você altere e otimize cada uma separadamente.
- Carregar novas fases dinamicamente, pode dar ao jogador a sensação de um mundo contínuo, sem interrupções bruscas.
Desvantagens:
- Pode causar tempos de carregamento entre as fases, o que pode prejudicar a experiência do jogador se não for bem feito.
- Requer um sistema eficiente de gerenciamento de cenas para evitar falhas e carregamentos inesperados.
- Pode ser mais difícil de configurar inicialmente, pois, envolve criar e testar as transições entre cenas.

Em resumo, ao decidir como criar fases em seu jogo na Unity, leve em consideração a complexidade do seu projeto.
Pois, se o jogo for simples e linear, usar uma única cena pode ser o caminho.
No entanto, para jogos mais complexos, dividir as fases em várias cenas podem ser a melhor solução.
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