A empolgação de se iniciar os estudos no desenvolvimento de jogos pode ser seu maior inimigo.
Pois, muitas vezes essa empolgação nos impede de seguir o processo evolutivo natural, e se frustrando rapidamente.
Por isso listamos abaixo 7 erros que iniciantes no estudo do desenvolvimento de jogos cometem e que você deve evitar!
1. Não Seguir o Curso à Risca!
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Um dos erros mais comuns é acreditar que modificar o projeto durante as aulas, é uma boa ideia.
E estudantes costumam alterar scripts, adicionar mecânicas ou pular etapas do tutorial para “personalizar” o jogo.
Mas, ao se depararem com erros, não conseguem identificar se o problema está no código original ou nas mudanças feitas.
E a Unity, por exemplo, é sensível a detalhes como nomes de funções, hierarquia de objetos e componentes.
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E se você não seguir o curso exatamente como ensinado, perderá a referência para debugar e identificar seus erros.
Por isso, siga à risca na primeira execução e só depois de finalizar o estudo, experimente suas próprias ideias no projeto.
2. Não se esforçar para Entender a Lógica
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Muitos iniciantes assistem às aulas como espectadores passivos, apenas consumindo conteúdo para acabar logo.
E copiando códigos sem se perguntar porque aquelas linhas funcionam.
E isso gera uma ilusão de progresso, mas, na prática, o aluno não desenvolve a capacidade de resolver problemas sozinho.
Então assista cada aula duas vezes: uma para entender a teoria e outra para codificar junto, pausando para refletir sobre cada passo.
E isso evitará a sua mente de se sobrecarregar com muita informação de uma só vez, sem absorve-la completamente.
3. Eu sou o último culpado pelo erro!
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A Unity é clara ao apontar erros no console, mas iniciantes frequentemente os ignoram ou culpam a engine.
E um clássico é escrever “update” em vez de “Update” e insistir que “o código está idêntico ao do professor”.
Mas cada mínimo detalhe importa mesmo que seja uma letraa maiúscula ou minuscula escrita errada, um ponto ou virgula no lugar errado, etc.
E no caso do Update escrito errado, nem erro debugaria no console, pois, a função nem seria lida.
Leia as mensagens de erro com calma, elas indicam a linha do problema e, muitas vezes, a solução está na própria mensagem.
E sempre ouça as recomendações de instrutores mais experientes ao invés de discutir que não é o culpado!
4. Modificar o Projeto Antes de Concluir o Curso
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É tentador adicionar um novo personagem ou nível antes de finalizar o curso.
Mas isso quase sempre gera conflitos, principalmente se tratando de um estudante.
E se o tutorial usa um sistema de movimento baseado em física.
Mas você insere um script de teleporte sem entender como integrá-lo ao restante, o projeto pode “quebrar” .
Pois, no desenvolvimento de jogos, todas as classes e linhas de códigos precisam conversar bem entre si.
E a dica é: conclua 100% do curso antes de fazer alterações, conservando assim um projeto solido como base.
5. Desenvolver jogos Ambiciosos Demais
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Sonhar alto é bom, mas começar com um jogo do tamanho de Hollow Knight ou GTA é um caminho certo para o fracasso.
Pois, projetos complexos exigem conhecimento avançado, gerenciamento de cenas, otimização, Level design, etc.
E essas habilidades só se adquirem com anos de experiência desenvolvendo projetos pequenos antes.
Por isso, comece com jogos hiper simples como um “Flappy Bird” ou “Pong”.
E participe de game jams para aprender a entregar algo funcional em pouco tempo.
6. Usar Projetos de Estudo para Fins Comerciais
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Estudantes costumam acreditar que o jogo criado em um curso está pronto para ser vendido.
E na realidade, projetos de aula são protótipos educacionais, com código não otimizado e assets genéricos.
E lançar um jogo comercial exige pesquisa de mercado, validação de mecânicas, arte original e testes com usuários reais.
Para projetos sérios, inicie do zero, priorize um bom planejamento e valide cada mecânica antes de escalar o desenvolvimento.
7. Querer Fazer Tudo Sozinho
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Desenvolver um jogo envolve programação, arte, som, design e marketing, etc.
E tentar dominar todas essas áreas, sozinho leva à exaustão e à baixa qualidade.
Mas um iniciante que gasta meses criando sprites rudimentares, por exemplo, poderia ter terceirizado a arte.
E focado no que realmente importa: a programação, ou área que você já domina.
Por isso reconheça suas limitações, use assets, contrate freelancers ou forme uma equipe.
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Pois, delegar trabalho acelera o processo de desenvolvimento e eleva a qualidade do seu produto final.
Desenvolver jogos é uma maratona, não uma corrida e evitar esses erros pouparão tempo, frustrações e recursos.
Lembre-se: até os estúdios AAA começaram com projetos pequenos.
Por isso, domine o básico, respeite o processo de aprendizagem e, acima de tudo, termine o que começou.
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