O escopo se refere à extensão e abrangência do conteúdo e das características presentes no jogo.
E é o conjunto de elementos, funcionalidades, mecânicas e atividades que compõem a experiência de jogo como um todo.
E determina o tamanho, a complexidade e a quantidade de conteúdo que os jogadores podem esperar encontrar durante o jogo.
Porque precisamos definir um escopo?
O escopo de um jogo pode afetar vários aspectos, tempo de desenvolvimento, profundidade da narrativa, variedade de mecânicas, etc.
E é importante que os desenvolvedores definam o escopo do jogo de acordo com seus recursos.
E também objetivos e público-alvo, equilibrando a quantidade de conteúdo com a qualidade da experiência de jogo.
Pois, um jogo sem escopo pode implicar em um desenvolvimento desorganizado.
E sem prazos e principalmente sem direcionamento do que fazer a seguir.
O que é um escopo pequeno?
São jogos que em sua essência possui controles mais simples e intuitivos.
E com artes menos elaboradas, mas com jogabilidades extremamente viciantes.
E isso casa perfeitamente com o nicho de jogos minimalistas, que possuem jogos nessa pegada mais simplista.
Pois, normalmente um jogo de escopo pequeno dura de 1 semana a até 3 meses em média.
Quais as vantagens?
São jogos perfeitos para iniciantes e estudantes iniciarem na área pela simplicidade.
Pois, praticamente dispensa artes complexas, histórias e enredos.
E assim o desenvolvedor pode focar unicamente nas mecânicas do jogo.
E que na grande maioria das vezes são menos de 4 a 5 mecânicas.
Mas mesmo sendo simples, esse tipo de jogo tem um grande público interessado e que curte jogos casuais.
Menor investimento financeiro
Jogos com escopo pequeno geralmente requerem menos recursos financeiros para serem desenvolvidos.
E usam formas geométricas, músicas relaxantes, pequenos efeitos sonoros.
E muitas vezes um pacote de assets já é mais que suficiente.
Pois, esse baixo custo pode se repassado, com preços mais acessíveis para os jogadores.
Foco na qualidade
Porém, é preciso investir todo o trabalho em criar mecânicas realmente viciantes e divertidas.
Pois, a mecânica será todo o atrativo principal e isso precisa estar perfeito.
E então invista bastante em feedbacks visuais e sonoros, para o game Feel do jogo.
E teste exaustivamente a mecânica do jogo, até que esteja extremamente divertida.
Mas, principalmente se dedique no level design do game.
Escopo Grande
Jogos com escopo grande tendem a oferecer uma ampla gama de conteúdo e possibilidades para os jogadores explorarem.
E esses jogos geralmente têm uma duração mais longa de desenvolvimento.
E duram facilmente mais de um ano de trabalho mesmo com uma grande equipe.
Pois, oferecem uma experiência mais completa para o jogador tanto em imersão, diversão, histórias, trilhas sonoras, jogabilidade.
Exigem experiência
Devido à complexidade de um escopo maior é necessário ter uma boa experiência para cumprir com excelência.
E isso inclui todas as etapas do desenvolvimento de um jogo, desde a pesquisa até o pós lançamento.
Mas, o recomendável é sempre trabalhar em equipe para dividir a carga de trabalho conforme a área também.
E o custo do projeto é mais alto também, devido à quantidade de assets ou freelas necessários.
Diversão
Jogos maiores dispõem de mais mecânicas e elementos de jogo, para alcançar a diversão.
E entregar a experiência desejada para o jogador.
Mas, será necessário lidar com balanceamento de diversas mecânicas, controles, progressão do jogador, ambientação visual e sonora, Level Design, etc.
E tudo isso precisará trabalhar em harmônia para a criação de um belo jogo, que realmente chamará a atenção do jogador.
Marketing
Jogos de escopo grande tem quase que uma obrigação de trabalhar o marketing de alguma forma.
Pois, o investimento de tempo e dinheiro é alto demais para não dar retorno.
E é necessário a construção de uma comunidade, ter visibilidade na internet, muitas listas de desejos, etc.
E os desenvolvedores podem fazer de forma orgânica através das redes sociais ao longo do desenvolvimento, ou negociar com publishers.
Questões burocráticas
Jogos maiores precisam de uma equipe ou pessoa a frente das questões burocráticas.
Como por exemplo, controle de gastos, contratos, prazos e metas, marketing, negociar com publishers, etc.
Pois, é um trabalho extremamente cansativo caso descarregado sobre os ombros de um membro da equipe.
E que também atue diretamente no desenvolvimento do jogo.
E em jogos de escopo longo acaba sendo um ponto a mais para a equipe se preocupar.
Mas que infelizmente não pode ser deixado de lado devido a sua importância.
Qual é mais rentável?
A grande verdade é que o escopo ou a complexidade de um jogo, não é garantia de sucesso absoluto.
E existem jogos minimalistas que já faturaram milhões, como jogos triple A que floparam, vice e versa.
E o fato é que quanto mais divertido e desafiador o jogo for mais chances ele tem de fazer sucesso.
Mas, isso é independente de o jogo ser de escopo grande ou pequeno.
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