Todo desenvolvedor sonha em viver dos rendimentos dos seus jogos.
Mas, na hora de criar seu primeiro jogo e decidir o escopo, surge uma grande dúvida.
Será que jogos mais complexos vendem mais do que jogos simples?
O que é escopo?
Quando falamos do termo escopo, nos referimos ao tamanho que o projeto do jogo terá para ser desenvolvido.
Jogos de escopo pequeno podem ser feitos em semanas e até 6 meses, do início ao lançamento.
Mas jogos de escopo grande levam de 6 meses a até 3, 5, 7 ou mais de 10 anos, como o GTA 6, por exemplo.
Escolher entre desenvolver jogos de escopo pequeno ou grande é uma decisão crucial para desenvolvedores indie.
Pois, todos queremos viver de nossos jogos, porém, devs indies raramente têm um bom fundo financeiro no início.
E precisamos pesar bem as vantagens e as desvantagens de desenvolver jogos pequenos ou grandes.
Jogos de Escopo Pequeno:
Desenvolver jogos de escopo pequeno geralmente requer menos investimento financeiro.
E com equipes menores e menos recursos necessários, os custos de produção tendem a ser mais baixos.
Mas, por sua natureza simplificada, os jogos de escopo pequeno normalmente podem ser desenvolvidos rapidamente.
E isso permite que os desenvolvedores lancem mais rapidamente novos títulos.
E dessa forma aumentando suas chances de sucesso comercial.
Por outro lado, escopos reduzidos permitem que desenvolvedores tenham mais liberdade para experimentar.
E explorar ideias criativas, podendo levar a jogos inovadores e únicos que se destacam no mercado.
Devido aos menores custos de produção, os jogos de escopo pequeno geralmente têm uma relação custo-benefício mais favorável.
E mesmo que as vendas não sejam extraordinárias, é mais provável que os desenvolvedores obtenham um retorno positivo sobre o investimento.
Jogos de Escopo Grande
Jogos de escopo grande têm um maior potencial de gerar lucros, especialmente se forem bem recebidos pelos jogadores.
Títulos AAA, por exemplo, frequentemente alcançam vendas massivas chegando a Milhões de dólares.
Pois, jogos de destaque têm mais probabilidade de atrair a atenção da mídia.
E gerar cobertura da imprensa e construir uma base de fãs dedicada.
E geralmente, exigem recursos de produção mais avançados, o que pode resultar em experiências impressionantes.
Mas que necessitam de uma grande equipe de desenvolvedores, muitas vezes com centenas de profissionais.
Porém, para alguns desenvolvedores, o desafio de criar um jogo de escopo grande é gratificante por si só.
O processo de superar obstáculos técnicos pode ser emocionante e satisfatório, mesmo que o retorno financeiro não seja imediato.
Qual rende mais?
Ambos, jogos pequenos ou grandes, têm potencial de gerar lucros absurdos para os desenvolvedores.
Jogos maiores tendem a ser mais complexos de se criar, porém, é possível cobrar um valor mais alto pela experiência.
E dessa forma, poucas unidades vendidas podem gerar receitas impressionantes.
Porém, gerar receita é diferente de gerar lucros, e aqui jogos pequenos tendem a ser melhores para os indies.
Pois, todos os jogos têm um custo para a sua produção, e muitas vezes jogos de escopo maior não se pagam.
E isso se deve a inúmeros fatores, e exigem profissionais experientes para fazer o projeto se pagar e gerar lucros.
Por exemplo, muito trabalho de marketing, suporte à comunidade, correções de bugs, atualizações, novos conteúdos, etc.
Por isso, para desenvolvedores indies, especialmente iniciantes, jogos pequenos são muito mais vantajosos.
Pois, na maioria das vezes o investimento é baixíssimo, sendo a maior parte, de entrega do seu tempo mesmo.
Portanto, comece com projetos simples, publicando vários em um ano, acertando e errando, e ganhando experiência.
Dessa forma, você construirá um público com o tempo, e poderá lucrar no volume de cópias vendidas.
E em 2 anos você terá diversos projetos lançados e uma grana bacana resultante das somas de vendas desses projetos.
E muita experiência que te permitirá criar jogos mais complexos e elaborados futuramente!
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