A história de Stardew Valley, jogo criado por Eric Barone
Eric Barone é o desenvolvedor de um dos jogos indie mais bem sucedido da história, o Stardew Valley.
A sua jornada durou 5 longos anos, cheio de desafios, dúvidas e vontade de desistir muitas vezes.
Mas ele perseverou e mesmo diante de todas as dificuldades ele conseguiu concluir e publicar o jogo.
Aqui então eu irei te contar a história por trás desse jogo que até hoje já teve mais de 10 milhões de cópias vendidas.
O jogo
Stardew Valley é um jogo RPG de simulação e foi fortemente inspirado na série Harvest Moon.
Eric Barone aplicou diversas melhorias nesse jogo e usou para desenvolver suas habilidades de design e programação.
A consequência disso foi um jogo completo e muito bem detalhado de simulação de fazendas.
Nesse jogo você herda a fazenda do seu avô e tem a oportunidade de cuidar dessa fazenda, plantando sementes e cuidando do seu gado.
Você pode ainda visitar a cidade vizinha e conversar com os habitantes dessa cidade.
Tudo o que você faz melhora a energia do seu personagem.
A jornada
Eric Barone tinha uma ideia bem clara, criar um jogo baseado em uma série de jogos de simulação de fazendas.
Na sua óptica essa série já havia perdido o rumo.
E com um desejo de fazer um jogo melhor, ele resolveu botar a mão na massa e fazer um jogo sozinho, mesmo nunca ter feito um jogo antes.
Com isso ele criou um blog onde ele divulgava constantemente o progresso de seu projeto.
Durante esse período Eric Barone trabalhava em um teatro em Seatle, nos EUA.
Lá ele ganhava uma renda de meio período e fazia turnos noturnos.
As dificuldades
Eric Barone nunca teve o desejo de se tornar um desenvolvedor de jogos.
Formado em TI, o que ele queria realmente era ter um bom emprego na área e viver a vida em função disso.
Mas logo depois de se formar ele buscou diversos empregos na área e nunca teve sucesso.
Foi ai então que ele percebeu que para ter sucesso na área, ele precisaria ter melhorar suas habilidades de design e programação.
Foi assim que ele teve a ideia de programar jogos somente por diversão.
Ele começou com um jogo pequeno, muito simples e foi aprimorando conforme ele iria aumentando o jogo.
Com isso suas habilidades em design e programação também foram aprimoradas.
Assim Eric Barone demorou muito para definir como iria ser o jogo.
Ele, por exemplo, desenhou os personagens pelo menos 10 vezes até ficar do jeito que ele queria.
E conforme o jogo foi crescendo uma empresa o abordou e perguntou se ele queria publicar o jogo.
O lançamento do jogo
Eric Barone topou a ideia e apesar do jogo estar exatamente como ele queria, meses antes do lançamento ele estava muito inseguro, pensando muitas vezes em desistir ou deixar pra lá.
Ele tinha medo de não dar certo, mas conversando com seus amigos resolveu seguir em frente.
O jogo então foi lançado dia 26 de fevereiro de 2016 pela Chucklefish , o que ele e nem ninguém esperava era o sucesso que esse jogo teria.
Hoje o jogo ultrapassa 10 milhões de cópias vendidas e foi lançado ao longo dos anos para diversas plataformas.
O que podemos aprender?
Como desenvolvedores a primeira coisa que precisamos aprender é como Eric Barone enxergava o mercado e como ele usou isso a seu favor.
Ele viu uma série de jogos com diversos problemas e uma comunidade sólida.
Esses jogos não atendiam 100% o que essa comunidade queria e essa foi a oportunidade de Eric Barone criar um jogo melhor do que os que já existiam.
Essa comunidade foi um fator importante pois, muitas vezes, existem jogos muito bons que não vendem quase nada e isso acontece porque não existe uma comunidade interessada nesse tipo de jogo.
E a última coisa muito importante foi que Eric Barone ouviu a comunidade.
Ele não só aplicou melhorias com as ideias da cabeça dele, mas ele criou um blog onde ele relatava todo o progresso do seu jogo e principalmente ouvia o feedback das pessoas.
Isso fez com que o jogo atendesse todas as necessidades da comunidade interessada nesse tipo de jogo.
Divulgar o seu jogo antes do lançamento foi também um passo crucial.
Quando lançado, Stardew Valley já tinham pessoas que conheciam o jogo e estavam interessadas em jogar o jogo que eles mesmos ajudaram a fazer.
Vídeo sobre
Espero que essa história tenha te inspirado e te ajudado de alguma forma.
Nós temos um vídeo que também conta a história de Stardew Valley:
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