Criar os Elementos de Combate em seus jogos, exige um planejamento minucioso.
Pois, existem diversos detalhes que precisam ser considerados e muitos desenvolvedores ignoram e simplesmente saem criando o jogo.
E futuramente, descobrem que o jogo não está divertido, então vamos passar as dicas de como fazer da maneira correta!
Elementos de Combate: Entenda seu personagem
Uma forma assertiva de começar a desenvolver o seu sistema de combate, é começar pela elaboração do seu player principal.
Pois, ao criar o personagem do seu jogo, você precisa considerar antes de tudo sua personalidade e características.
Por exemplo: ele é brutal como kratos? Ou saltador como Mario?
Pois, definir as características do seu personagem é importante para escolhermos as armas e habilidades adequadas.
E principalmente definir a distância de combate.
Elementos de Combate: Distâncias de Combate
A distância de combate precisa ser clara para o jogador desde o início.
E assim ele saberá quais estrategias usar, para se aproximar e atacar seus inimigos!
Em Megamen podemos atacar os inimigos de uma distância totalmente segura, por exemplo.
Pois, seus ataques são todos de média e longa distância, e todo o jogo foi criado em cima disso.
Mas, em jogos Beat ‘Em Up toda a batalha é praticamente de curta distância.
E com apenas alguns golpes de média distância, mudando completamente a gameplay.
Desafie as habilidades
Após fazer essa analise e encontrar os principais estilos de combate do seu jogador, vem o próximo passo.
E será criar inimigos, e os inimigos precisam, ser elaborados para contrapor os ataques do jogador!
Por exemplo: em ataques de curta e média distância podemos ter inimigos que usem de bloqueio de ataque, escudos, esquivas.
E para ataques longos, podemos criar inimigos que tenham apenas um ponto fraco exposto.
E isso acaba exigindo uma boa pontaria do jogador, com suas armas de longo alcance, para derrota-lo.
Pois, os inimigos desempenham um papel fundamental em jogos.
E além de trazer vida para o mundo do jogo, eles são um perigo que contra ataca o jogador.
Por isso existem inúmeros tipos de inimigos, os patrulheiros, perseguidores, voadores, atiradores, guardas, bloqueadores, etc.
E essa quantidade diferente de tipos, servem para trazer variedade.
E principalmente para você combina-los de forma que um complemente a fraqueza do outro.
Progressão de desafio
Para garantir que a curva de aprendizado do jogador será equilibrada, busque ensinar, testar e desafiar.
E primeiro você ensina uma habilidade nova, testa ela de inúmeras maneiras ao longo do jogo.
E por fim, desafia o controle do jogador sobre essa habilidade com um Boss épico.
Mas, esse ciclo se repete sempre que precisar ensinar uma habilidade ou mecânica nova.
E jamais entregue tudo de uma vez e deixe o jogador se virar sozinho!
E uma boa dica é estudar e entender o “Principio do Prazer” em jogos.
Pois, este é um ciclo onde o jogador executa uma ação, e quando bem sucedida, recebe uma recompensa.
Porém, logo seu subconsciente se sente satisfeito e pensa: por que não fazer de novo?
E isso é aplicado desde elementos simples, como derrotar um inimigo comum e ganhar uma moeda.
E chagando até derrotar um Boss e receber novas habilidades únicas, e desbloqueio de novas fases.
Por isso, elabore seu jogo sempre forçando uma ação do jogador.
Mas entregando uma recompensa a altura do desafio superado.
O prazer em batalhar
Indiferente do gênero, o jogador precisa sentir que o sistema de batalha é real.
Ou seja, se ele atacar, esse ataque precisa ter um impacto!
E é impossível criar um sistema de batalha satisfatório sem abusar dos juices, efeitos de partículas, tremores de telas, etc.
Pois, tudo precisa estar funcionando bem para o jogador ter o máximo de prazer ao usar o sistema de combate.
E de todas as dicas dadas, a música e a parte sonora, sem dúvidas é sempre a mais esquecida.
Mas, a música tem um poder incomparável de atuar diretamente nos sentimentos do jogador, aumentando a imersão.
E portanto, use as músicas certas para momentos de medo, de tensão, de relaxamento.
E principalmente para melhorar ainda mais a emoção em batalhas frenéticas.
Fazer o planejamento do sistema de batalha do seu jogo é um processo que precisa ser muito bem elaborado.
Pois, em diversos jogos o sistema de batalha do jogo será a principal diversão do jogador.
E se não for muito bem criado, pode acabar afetando toda a experiência do jogador no jogo.
Muito bom