A jornada de criar um jogo indie é repleta de desafios, mas o que acontece quando um estúdio precisa seguir após um enorme sucesso?
Para a Extremely OK Games, criadores do aclamado Celeste, o desenvolvimento de Earthblade parecia promissor.
Mas trouxe à tona lições valiosas para todos nós desenvolvedores indies, sobre o quão difícil e árdua é seguir essa jornada.
Earthblade oficialmente cancelado

O projeto Earthblade, anunciado como um metroidvania, era aguardado com ansiedade por toda a comunidade.
E a Extremely OK Games, após o sucesso estrondoso de Celeste, carregava o peso de expectativas altíssimas.
Contudo, em janeiro de 2025, o estúdio anunciou que o jogo seria oficialmente cancelado.

E segundo a equipe, uma combinação de fatores contribuiu para essa decisão.
E vão desde problemas internos, incluindo disputas criativas e pressão psicológica para superar o título anterior.
Resultando em membros da equipe seguindo por caminhos diferentes, e um novo foco em jogos mais simples.
Desafios e Perigos após um jogo de sucesso!

Criar um novo título depois de um jogo tão celebrado como Celeste não é uma tarefa simples.
Pois, as expectativas de todo o seu público se tornam inda mais elevadas após lançar um grande jogo de sucesso!
E ainda mais se considerarmos que o gênero Metroidvania é uma evolução do gênero plataforma do Celeste.
E que trazem desafios técnicos e complexidade de desenvolvimento ainda maiores!

Ou seja, jogos de sucesso frequentemente criam o que é conhecido como a “maldição da sequência”.
E que nada mais é que a dificuldade de atender ou superar o padrão estabelecido anteriormente.
Mas essa situação reflete uma lição importante para outros desenvolvedores: é essencial equilibrar expectativas.
E priorizar a saúde mental da equipe e não ter medo de reavaliar a direção de um projeto, mesmo que isso signifique cancelá-lo.
Metroidvania: o gênero subestimado

Esse gênero, famoso por clássicos como Metroid e Castlevania: Symphony of the Night, exige mais do que apenas criatividade.
Pois, é necessário construir um mundo interconectado que permita exploração livre, progressão e desafio.
E isso demanda um design de níveis que seja extremamente refinado e equilibrado.
E o maior desafio, no entanto, é garantir que a experiência do jogador seja divertida o tempo todo.

Onde pequenos erros podem prejudicar a fluidez do jogo e comprometer a imersão.
E precisamos lembrar que Hollow Knight atualmente se tornou praticamente a cara do estilo metroidvania.
E elevou o nível de dificuldade desse gênero para um patamar muito alto, onde se torna difícil, novos jogos inovar e surpreender esse público.
Mas até mesmo a própria sequência, Silksong enfrenta dificuldades para superar Hollow Knight.
E tem grandes chances de também ser cancelado, se considerarmos a quantia de tempo que não recebemos atualizações.
Ou seja, traçando um paralelo com Earthblade, podemos concluir que esse estilo de jogo é um desafio até para estúdios extremamente talentosos.

O cancelamento de Earthblade não deve ser visto como um fracasso, mas como uma reflexão.
Sobre as barreiras e desafios enfrentadas pelos desenvolvedores indies, e a dificuldade de projetos longos.
Sem dúvidas eles não precisam provar nada para ninguém, com relação a talento e capacidade de entregar um bom jogo.
E é admirável a coragem e a honestidade que tiveram de abrir o jogo com seu público.
LEIA TAMBÉM: Não crie um Metroidvania sendo Dev Indie! Clique aqui
Veja o traier de Earthblade abaixo:
Seja o primeiro a comentar.