Dopamina seria a fórmula secreta para o sucesso dos jogos, muito procurada por inúmeros desenvolvedores?
O que realmente faz os jogadores se encantarem por alguns jogos e outros serem tão mal aceitos pelo público?
Nesse artigo vamos observar como podemos usar o efeito da dopamina ao nosso favor em nossos jogos!
O que é Dopamina
A dopamina é um neurotransmissor, uma substância química que transmite sinais entre os neurônios no cérebro.
E em outras partes do corpo, desempenhando um papel crucial no sistema nervoso central.
E modulando uma variedade de funções, incluindo movimento, humor, cognição, aprendizagem, recompensa, etc.
Ou seja, é fortemente relacionada à sensação de prazer que sentimos ao sermos recompensados de alguma forma.
Seja ganhando um campeonato, comendo uma boa comida, realizando um sonho de vida.
E muitos jogos usam de técnicas e gatilhos mentais, para tentar estimular essa dopamina no jogador, durante a gameplay.
Dopamina em Cassinos e Redes sociais
Nos últimos anos, vimos uma explosão de jogos indies que têm cativado milhões de jogadores.
Por exemplo, Vampire Survivors que se tornou uma febre e recebeu muitos elogios por ser extremamente viciante.
E existe um aspecto psicológico que os desenvolvedores podem explorar para criar experiências ainda mais impressionantes.
Assim como nas redes sociais e cassinos com suas máquinas de caça-níqueis, por exemplo.
Jogos podem empregar esquemas de reforço, para incentivar os jogadores a continuarem jogando.
E os reforços podem vir na forma de recompensas por realizar determinadas tarefas ou alcançar objetivos dentro do jogo.
Ou seja, sempre que o jogador realizar uma ação bem sucedida, ele será recompensado por isso.
Mas, caso erro, será punido, ensinando o jogador a jogar através dessa técnica de reforço entre erros e acertos.
Adicione em seus jogos muitos efeitos explosivos, efeitos sonoros, animações exageradas, por exemplo.
Pois, melhorando o Game Feel e Game Juice do jogo, também gera muita dopamina no jogador.
Dopamina através de expectativas
No entanto, podemos aumentar esse vício usando a expectativa do jogador.
E evitando que ele saiba quando será recompensado, criando uma expectativa que os mantém extremamente engajados.
Por exemplo, um jogo de quebra-cabeça pode oferecer recompensas extras após completar um número variável de desafios.
E isso mantém os jogadores motivados a continuar jogando para descobrir quando receberão a próxima recompensa.
Resumindo, você entrega uma recompensa, mas evitando padrões previsíveis como: derrotei um monstro, e ganhe essa mesma recompensa sempre…
Trazer uma variedade de recompensa, e surpreender com recompensas inusitadas, contribuem para essa imprevisibilidade.
Dopamina e Antecipação
Assim como na experiência de abrir uma caixa misteriosa, os jogos podem criar antecipação nos jogadores.
E consequentemente liberando dopamina, elementos como trailers intrigantes, pistas sobre futuros conteúdos.
Ou eventos inesperados dentro do jogo, podem criar essa antecipação e excitação nos jogadores.
Outro exemplo, o vilão final do jogo aparecendo no início do game, e dando uma bela surra no jogador.
Fazendo assim despertar um sentimento de vingança, e consequentemente ele ficará louco pra reencontra-lo.
Ou seja, ao criar um ambiente onde os jogadores estão constantemente ansiosos pelo próximo acontecimento ou surpresa.
Os desenvolvedores podem manter o interesse e a motivação dos jogadores ao longo do tempo.
É preciso estudar e compreender os princípios psicológicos por trás do engajamento do usuário.
E assim poderemos projetar jogos que não apenas cativam os jogadores.
Mas também criando experiências mais profundas e imersivas, levando a uma maior satisfação por parte dos jogadores.
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