Muitos desenvolvedores iniciantes se perguntão qual a melhor maneira de divulgar meus jogos?
E outros nem sequer se preocupam com o marketing para expor seu trabalho.
Mas, neste artigo vamos te ajudar a entender melhor por onde seguir e a importância de se divulgar seus jogos!
Por que divulgar meus jogos?
Diariamente são publicados uma quantidade massiva de nonos jogos pelo mundo, e você precisa se destacar.
E com exceção da Steam, as outras lojas dificilmente dão engajamento a um jogo que não se destaca.
Por isso é imprescindível que você ajude externamente o seu jogo a ser conhecido e encontrado através do marketing.
Divulgar por conta ou contratar?
Sem dúvidas, delegar esse trabalho a terceiros mais experientes é uma boa opção.
Porém, essa escolha demandará mais gastos, e desenvolvedores indies normalmente possuem poucos recursos disponíveis.
Porém, é possível fazer essa divulgação por conta, com as opções que temos atualmente, demandando mais do seu tempo.
Use as redes sociais
As redes sociais atualmente nos possibilitam alcançar organicamente milhares de pessoa pelo mundo.
E a maioria são gratuitas, por isso crie redes sociais para seu estúdio, mesmo que seja apenas por você.
E assim compartilhe seus trabalhos nesse perfil, use, por exemplo: instagram, youtube, facebook, discord, telegram, tik tok, etc.
Faça Devlogs
Um conteúdo muito interessante é fazer Devlogs do seu jogo com frequência.
E nada mais é do que mostrar os bastidores do desenvolvimento do seu jogo, desafios, dificuldades, progressão, etc.
Pois, esse tipo de conteúdo mostra o amadurecimento do seu projeto ao público, e os fazem se sentir parte do trabalho.
Participe de eventos Online
Existem diversos eventos onlines que possibilitam jogos indies de participarem, e se expor ao mundo.
Por exemplo, na Steam temos o Steam Next Fest, que possibilita desenvolvedores expor demos de seus jogos.
E com isso receber um feedback valioso da comunidade, além de serem visto e acumularem listas de desejos.
Participe de eventos presenciais
Existem também os eventos presenciais realizados em algumas cidades, no formato de feira de exposição.
E apesar de serem mais difíceis devido a logística, e não alcançaram um público online massivo.
Vale muito a pena devido ao networking que pode te abrir inúmeras portas e oportunidades.
Participe de comunidades
Nas redes sociais podemos encontrar diversas comunidades gigantescas focadas em nichos.
E você pode participar no máximo de comunidades que poder para divulgar os seus devlogs e seu jogo.
E em especial, comunidades no Discord e principalmente Facebook, são excelentes opções para você.
Criadores de conteúdo
Existem diversos criadores de conteúdo que possuem uma base gigantesca de fãs, e que trabalham jogando jogos.
Em especial no youtube, por exemplo, você pode tentar contactar esses canais para jogarem uma demo do seu jogo.
Mas, obviamente que os maiores podem recusar, porém, existem canais menores com um amplo engajamento.
Estas são algumas das possibilidades que você pode optar para impulsionar ainda mais seus jogos.
E esse trabalho pode ser o diferencial que ajudará seu jogo a se tornar relevante e procurado pelos jogadores.
Porém, você precisará aprender a criar conteúdo caso queira seguir esse caminho mais autônomo.
Adquirindo habilidades como edição de imagens, áudios e vídeos, para criar devlogs e trailers de qualidade.
Por sorte, reunimos em um só lugar todo o conteúdo que você precisa aprender para conseguir criar conteúdo de qualidade dos seus jogos.
Pois, o curso DevTuber foi criado e estruturado justamente para te ensinar saindo do zero a dominar estas habilidades.
E com ele você poderá editar seus vídeos, criar os trailers dos seus jogos, aprenderá fazer lives, edição de áudio e muito mais!
Seja o primeiro a comentar.