Em muitos jogos é utilizada a figura de um Boos para trazer um desafio maior para o jogador.
Geralmente, são figuras imponentes e desafiadoras, que te farão suar de verdade para superá-los.
Neste artigo falaremos mais e te daremos dicas relacionadas a esse assunto.
Para que serve um Boos?
A figura do “Boos” é utilizada desde os primeiros jogos mais antigos, para servir como uma quebra na gameplay.
Por exemplo, no Super mario, durante todas as fases você coleta moedas, pula em cima dos inimigos, entra em canos, etc.
Super Mario Bros
Porém, ao chegar ao chefão, a sua gameplay muda, forçando você a encontrar uma forma de passar por ele, enquanto desvia de seus ataques.
Isso faz a gameplay ser menos enjoativa e traz uma nostalgia a mais, ao se deparar com um chefão a sua frente.
Um boos bem implementado trará um desafio perfeito para o jogador e aumentará o seu sentimento de recompensa ao superá-lo.
Quais características um Boos precisa ter?
Blasphemous
Ao fazer seus jogos, você é livre para usar a criatividade e criar os chefes que preferir, mas falaremos o mais comum de se ver.
Em geral, os Boos são imponentes, muitas vezes possuindo o dobro do tamanho do jogador ou até mais.
Demon’s crest
É comum terem aparências amedrontadoras para causar medo aos jogadores e trazer a sensação de impotência.
Normalmente, são encontrados em grandes salas fechadas, ou em uma ambientação totalmente personalizada.
Muitas vezes, até mesmo dando vantagens para o boos e deixando o player ainda mais impressionado ao encontrá-lo.
Demon’s crest
Também é muito comum hoje em dia encontrarmos Sub Chefes no meio das fases, para desafiar os jogadores.
Estes possuem a grande maioria das características de um Boos, mas de uma forma reduzida e não se limitando a uma sala específica.
Qual a melhor forma de utilizar um boss em meu jogo?
Bom, isso pode variar muito conforme o estilo de jogo que você esteja desenvolvendo, mas algumas dicas são bem importantes.
Hollow knight
Nunca apresente uma mecânica nova ao jogador no meio de uma batalha com um Boos, a menos que ele esteja ali para te ensinar a usá-la.
O ideal é ensinar ao jogador as habilidades necessárias durante o caminho, para que ele as domine antes de chegar ao Chefão.
Cyber War
Não crie um Boos impossível de se vencer, tente sempre criar estados de ataques que permita ao player atacar também.
É muito importante criar alguns feedBacks na animação dos Boos antes de seus ataques, uma animação de preparação.
Isso permite que o jogador saiba que o Boos irá atacar e tenha alguns segundos para tentar reagir da melhor forma.
Sempre que possível, crie diferentes padrões de ataques, que vão alternando e se baseando na barra de vida dele.
Criar ambientes de batalhas personalizados com uma trilha sonora mais tensa vai ajudar o seu Boos a ser mais imponente.
Também faz o jogador entrar em um estado de alerta, imergindo ele ao jogo e prendendo ainda mais a sua atenção.
Todos os Boos devem ser difíceis?
A dificuldade do Boos está mais relacionada ao momento do jogo em que o jogador se encontra.
Serie Megaman x
Você não deve criar um Boos muito difícil logo no início, e da mesma forma não deve ter um fácil demais no fim do jogo.
Por isso é necessário o balanceamento do jogo para equilibrar a dificuldade.
Um bom exemplo seria a própria série de jogos MegaMan X.
Onde na primeira fase você encontra um Boos imponente mas que é relativamente fácil, para o player treinar as mecânicas do jogo.
Em seguida, você enfrentará em média oito chefes, cada um com um estilo diferente e dificuldades um pouco mais elevadas.
Nesse momento, o player adquiri diversas habilidades e tem muito tempo para treiná-las e aperfeiçoá-las.
Após derrotá-los, você enfrentará um ou mais chefes maiores e mais poderosos, para testar tudo o que aprendeu.
E por fim, o Boos final, que será o maior desafio e testará todas as habilidades que você adquiriu durante o jogo.
Esse sem dúvidas deve ser o Boos mais difícil e épico de se enfrentar!
Em resumo, um Boos quando bem trabalhado e implementado tem o poder de se eternizar na memória dos seus jogadores.
É crucial a todos estudarem a fundo level Design, e jogar diversos jogos variados.
Pois assim você aprenderá e conhecerá uma vasta gama de opções para implementar em seus Boos.
Seja o primeiro a comentar.