Dicas de Otimizações, sempre são bem-vindas, pois, conforme ganhamos experiência isso se torna uma necessidade real.
E é sempre importante buscar entender e conhecer quais os possíveis pontos críticos no desenvolvimento dos seus jogos!
Pois, esses pontos podem exigir futuramente que você faça polimentos e saiba quais as medidas, tomar!
Dicas de Otimizações: Scripts
A forma como você codifica o seu projeto pode ser considerado o principal ponto que merece atenção.
Pois, literalmente uma linha de código mal programada, ou colocada no lugar errado pode custar muita performance.
E a maneira mais fácil de lidar com a manutenção, é faze-la da maneira correta desde o início.
Pois, assim ao refatorar o código, terá muito pouca coisa a ser revista, poupando tempo de trabalho.
E aqui evite usar operações computacionalmente intensivas em loops frequentes.
Pois, otimizar o código dos scripts é crucial para melhorar o desempenho geral do jogo.
E a melhor solução é estudar as melhores práticas da programação, e técnicas como herança, polimorfismo, etc.
Dicas de Otimizações: Objetos
Saindo da codificação, agora outro ponto importante, é a otimização de objetos em cena.
E principalmente em jogos 3D, a depender do número de objetos presentes na cena, pode custar performance.
Pois, cada objeto que esteja presente na cena mesmo que fora da vista do jogador, precisará ser processado.
E existem algumas técnicas muito interessantes para ajudar nesse ponto, principalmente para jogos 3D.
Por exemplo, usar o Pooling de Objetos, em vez de destruir e criar objetos frequentemente.
Pois, reutilizar objetos pré-instanciados economiza recursos do sistema.
E reduz a sobrecarga de alocação e desalocação de memória, melhorando o desempenho geral.
E até Oclusão Culling, para evitar o processamento e renderização de objetos que estão fora do campo de visão do jogador.
Mas, existem inúmeras outras técnicas como Static baching, Dynamic BachingRender, Redução tris, etc.
Estude cada uma delas, e busque enxergar qual a mais indicada para o seu projeto, por exemplo.
Ferramentas e Plataformas
Realize testes regulares no jogo e use as ferramentas de profiling disponíveis em sua Engine.
E dessa forma identificar mais facilmente gargalos de desempenho.
Por exemplo, na Unity temo o Profiler que ajuda a monitorar cada ponto em seu projeto minuciosamente.
Mas, cada Engine terá sua opção, o importante é que isso ajudará entender, partes do jogo precisam ser otimizadas.
E outro ponto é considerar as especificações e restrições da plataforma de destino ao otimizar seu jogo.
Pois, dispositivos móveis, por exemplo, têm recursos de hardware limitados em comparação com computadores.
E até cada console tem sua própria limitação, vindas do próprio ao hardware.
E aqui certifique-se de otimizar o jogo de acordo com a plataforma em que ele será executado.
Estudar otimização pode parecer um pouco chato no início, afinal muito querem apenas criar o jogo.
E não ter que se preocupar com coisas mais complexas, como códigos ou técnicas avançadas.
Mas um jogo bem otimizado e codificado vai preservar a saúde do seu projeto ao longo do tempo.
E permitir até a sua expansão e integração com multiplayer, por exemplo, caso ele faça sucesso.
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