Dia 01 de março de 2021 ás 06:57
Esse foi o momento exato em que eu cliquei no botão “Publicar” na Steam.
Foi o meu primeiro jogo criado e publicado na Steam, o Destroy The Cubes.
O jogo
Destroy The Cubes é um jogo puzzle minimalista que combina bolas, cubos e intuição física. Você precisa jogar as bolas na direção e na posição certa para destruir todos os cubos de uma vez só. Você passa para o próximo nível quando a quantidade suficiente de bolas cair no buraco.
Como cheguei até aqui
Entrevista para a revista WarpZone – Um novo puzzle indie brasileiro
“Eu programo jogos desde os 15 anos de idade, sempre tive curiosidade com o computador e quando comecei a ter mais contato quando era criança fui me aprofundando nesses assuntos, primeiro em Excel, depois em Visual Basic e então com jogos na Unity, que foi onde eu me apaixonei.
E por mais que eu programe jogos há muitos anos, eu sempre quis fazer jogos muito grandes como mundo aberto e futebol, o que me travou por um bom tempo porque eram projetos muito grandes para serem terminados. No final de 2019, eu conheci muitos desenvolvedores mais experientes, como o Raphel Dias (Produção de Jogos) e Wenes Soares (Crie Seus Jogos), que me sugeriram diminuir o escopo do meu projeto.”
Inspirações
Ainda na entrevista para a revista WarpZone eu contei a inspiração que eu tive para esse jogo, que foi fortemente inspirado no meu primeiro jogo, lançado na Google Play.
A ideia era a mesma, jogar bolas para destruir cubos, porém, como era uma plataforma muito diferente, com jogadores diferentes, o jogo também teria que ser diferente.
Foi aí então que eu comecei a estudar o mercado de jogos na Steam e baixei alguns jogos Puzzle Minimalistas para servir de inspiração.
Jogando eles eu descobri como eu poderia montar todo o jogo, desde o design, até as mecânicas e o level design.
Teve um jogo que me inspirou muito por ter uma proposta parecida de jogas bolas, que foi o Mini Tone.
Depois eu tive o prazer de conhecer o seu criador, mas eu tinha uma dúvida muito forte de como eu ia transformar um jogo de celular em um jogo de computador e esse jogo me ajudou muito.
A escolha do design
Design sempre foi uma coisa que eu tive muita dificuldade, mas para fazer o design desse jogo eu tive que aprender bastante.
Muita coisa que eu aprendi esta no artigo que eu fiz: https://www.crieseusjogos.com.br/como-definir-o-design-do-jogo/
Mas para criar o Destroy The Cubes também tive que implementar e testar muito até chegar no resultado que eu queria.
A inspiração para esse design foi procurando designs minimalistas e para escolher a paleta de cores foi usado o site Adobe Color.
Onde jogar?
O jogo pode ser adquirido na Steam, nesse link: Destroy The Cubes – Minimalist Puzzle
Análises de quem já jogou:
“Jogo de quebra de blocos muito relaxante com um efeito sonoro incrível que torna a experiência ainda mais agradável. Por esse preço, é um roubo!” Steam Review
“Destroy The Cubes é um jogo relaxante, destruir os cubos nem sempre é fácil, mas muito gratificante.” Steam Review
“Um jogo de precisão interessante, com um visual agradável e alguns níveis de dificuldade que exigirão um pouco de persistência. Vale a pena o esforço.” Steam Review
Quer aprender desenvolvimento de jogos?
Siga o nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
E também baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.