É comum haver muitas confusões entre os termos Game Design e Level Design no desenvolvimento de jogos.
Pois, diferente de um programador e artista, esses 2 profissionais atuarão em áreas bem próximas na criação de um jogo.
Mas, existem detalhes que diferenciam e denotam a atuação de cada um deles, e neste artigo vamos deixar tudo mais claro.
Pequenas e grandes equipes
O desenvolvimento de um jogo requer a colaboração de diferentes profissionais.
E dentre eles estão Game Designers e os Level Designers.
E embora frequentemente interligadas, essas áreas possuem características distintas e desempenham papéis específicos.
Mas, o primeiro ponto que precisamos esclarecer é a diferença entre grandes e pequenas equipes.
Pois, um dos grandes responsáveis por essa confusão entre as funções, vem justamente de pequena equipes.
Afinal em equipes maiores, os recursos são maiores também, possibilitando a contratação de profissionais bem específicos.
E em jogos Triple A, temos sim a presença de um Game Designer e um Level Designer compondo a equipe.
Porém, em pequenas equipes e desenvolvedores indies, é comum a mesma pessoa fazer inúmeros trabalhos distintos.
E pode sim ter um Game Designer fazendo o Level Design também, assim como programadores fazendo até artes.
E até desenvolvedores solos criando tudo sozinho.
Resumindo, essa distinção, na prática, nem existe em jogos de pouco orçamento.
Game Design
O Game Design é o processo de concepção e definição dos elementos fundamentais de um jogo.
E envolve a criação da estrutura do jogo, incluindo a mecânica, a narrativa, os sistemas de regras e os objetivos.
E os Game Designers são responsáveis por garantir que a experiência de jogo seja coerente, desafiadora e, divertida.
Com responsabilidades como:
Concepção de Ideias: encarregados de gerar ideias para novos jogos ou expandir conceitos existentes.
E isso envolve a criação de conceitos de jogabilidade, enredos e mecânicas únicas que irão cativar os jogadores.
Desenvolvimento de Mecânicas: projetando as mecânicas de jogo, como movimento, combate, progressão do jogador.
E essas mecânicas são essenciais para definir a experiência de jogo e o estilo de interação que os jogadores terão.
Balanceamento: responsáveis por equilibrar o jogo, ajustando a dificuldade e os desafios para garantir uma curva de aprendizado adequada.
Narrativa e Personagens: colaboram com roteiristas para desenvolver a narrativa do jogo, incluindo a criação de personagens.
E até diálogos e eventos que impulsionam a história e o mundo do jogo.
Testes: conduzem testes de jogabilidade para identificar áreas de melhorias.
E refinam continuamente o design do jogo com base no feedback dos testadores e da equipe de desenvolvimento.
Level Design
O Level Design é responsável por criar ambientes específicos e jogáveis dentro do jogo.
E o Level Designer transforma as ideias e mecânicas concebidas pelo Game Designer em espaços tangíveis.
Fazendo a:
Criação de Níveis: são encarregados de projetar os níveis do jogo, incluindo a disposição do terreno.
E a colocação de obstáculos e a definição de pontos de interesse para os jogadores explorarem.
Fluxo de Jogabilidade: projetam o fluxo de jogo, garantindo que os níveis sejam bem estruturados.
E ofereçam uma progressão lógica de desafios e recompensas para os jogadores.
Puzzles e Desafios: criam quebra-cabeças, desafios e enigmas dentro dos níveis para testar as habilidades dos jogadores.
Equilíbrio de Dificuldade: ajustam a dificuldade dos níveis para garantir uma curva de aprendizado suave e desafiadora.
E adaptada às habilidades dos jogadores à medida que avançam no jogo.
Estética e Atmosfera: responsáveis pela criação da estética visual e da atmosfera dos níveis.
E utilizando a arte, iluminação e efeitos sonoros para criar uma experiência imersiva e envolvente para os jogadores.
Trabalhando em conjunto
É importante reconhecer que elas frequentemente se sobrepõem e colaboram em vários aspectos do desenvolvimento.
Por exemplo, os Game Designers podem trabalhar em estreita colaboração com os Level Designers.
E assim garantir que as mecânicas de jogo sejam adequadamente implementadas nos níveis.
E que a experiência geral do jogador seja consistente e envolvente.
Da mesma forma, os Level Designers podem contribuir para o processo de design de jogo oferecendo insights sobre o fluxo de jogo.
E a disposição dos níveis e os desafios de design que podem surgir durante o desenvolvimento.
Mas em resumo, o Game Design e o Level Design são duas disciplinas essenciais no desenvolvimento de jogos.
E cada uma com suas próprias responsabilidades, habilidades e desafios únicos.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
Como criar um GDD completo? como descobrir o perfil de um jogador, criar diagramas e Fluxograas em seus jogos?
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