Quinta-feira, como sempre, é dia de Hey Dev Podcast e o convidado da vez foi o Renato Simões, especialista em boardgame.
Caso você não saiba, boardgame são aqueles famosos jogos de tabuleiro que todo mundo já jogou na infância.
Ou mesmo se você é mais velho, talvez continue gostando de jogar com família e amigos ou já foi em uma Luderia, um bar especializado em jogos de tabuleiro.
O que vamos falar aqui hoje é a relação entre boardgames e desenvolvimento de jogos.
Parece loucura, mas não é não, muita coisa eu aprendi na live porque os 2 tem muita coisa em comum.
Posso até dizer que tem tudo a ver.
O surgimento do videogame
Para exemplificar isso, podemos começar pelo surgimento do videogame.
O fato é que a base para o desenvolvimento de jogos virtuais veio da mesma base dos boardgames.
Os 2 são jogos e o intuito deles é entreter e divertir as pessoas através de uma imersão onde o objetivo é se desafiar para ganhar.
A grande diferença entre os 2 é que no videogame o jogador pode ter feedbacks e mecânicas responsivas, já no boardgame tudo isso é montado somente com os jogadores.
E a partir disso podemos tirar muitas coisas interessantes para desenvolver jogos.
Tema e mecânica
Quando falamos de um jogo cru, podemos dizer que ele é formado por um tema e uma mecânica.
O próprio Renato explicou que para criar um boardgame você pensa nesses 2 pilares.
Em nosso jogo não vamos fazer muito diferente.
Todo jogo é formado por um tema principal e uma mecânica principal.
Resta para nós encontrarmos o tema certo e a mecânica certa para fazer um excelente jogo.
A harmonia entre os 2 também é muito importante.
A apresentação do seu jogo
Uma coisa muito importante para um jogo é o seu design.
O Renato explica que o design e a apresentação são fundamentais para transmitir a mensagem que você quer.
Se você fizer um jogo de tiro mas transmitir uma imagem de jogos de futebol, vai confundir muito as pessoas.
Parece meio besta mas essa diferença pode ser percebida nos pequenos detalhes e não somente nos elementos principais.
A paleta de cores e a harmonia entre tudo faz muita diferença nisso.
O Renato é um “faz tudo”?
Eu fiz uma pergunta para o Renato, perguntei se ele que fez as artes do jogo dele.
Ele me disse que somente projetou os jogos e contratou pessoas para fazer o jogo pra ele.
Isso é fundamental para nós entendermos que, o que pode estar travando nosso projeto, é simplesmente o fato de nós não querermos investir nele.
É claro que alguma habilidade você pode ter ao criar seu jogo, mas se você está no âmbito profissional, investir naquilo que você não domina é fundamental.
Você ganhará tempo para novos projetos e ainda terá um trabalho que dificilmente você vai fazer igual.
E vamos deixar bem claro, não é demérito nenhum não saber fazer algo, o ruim mesmo é seu projeto estar estagnado ou mal feito.
Ganhar milhões?
Uma coisa nessa live me deixou bem claro, em nenhum momento o Renato pensou em ganhar milhões com o jogo dele.
Muitos desenvolvedores pensam em fazer um jogo que venda milhões, mas isso é um problema.
O problema disso são 3 coisas:
- Jogos que vendem milhões sozinho são raridade, tão raros que você não vai conseguir fazer.
- Para você ganhar milhões, também terá que investir milhões.
- A maioria dos jogos que faturam alto dão prejuízo, pois o desenvolvedor teve que investir 1 milhão para voltar 900 mil
E o maior problema de tudo é, ficar tão focado em faturamento que esquecem o principal, que é focar no lucro.
Como eu disse, a maioria dos jogos que vendem milhões dão prejuízo e fracassam por isso.
O principal, antes de você pensar em ganhar muito é fazer um jogo muito bem feito.
E o que eu percebi no Renato foi justamente isso, ele focou muito em fazer um jogo muito bem feito e que desse lucro pra ele.
Essa é mais uma coisa que acontece no boardgame e que pode ser replicada no desenvolvimento de jogos.
Quer aprender desenvolvimento de jogos?
Siga o nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
E também baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.