Uma das questões mais levantadas no mundo dos jogos é: Como um desenvolvedor indie ganha dinheiro?
É muito fácil vermos no mundo dos jogos empresas bilionárias terem sucesso, até porque elas estão no mercado há um bom tempo
Mas quando queremos entrar no mundo dos jogos, temos que falar em desenvolvimento indie
Isso porque desenvolvimento indie nada mais é do que uma ou poucas pessoas que estão dispostas a desenvolver e publicar jogos
E como sabemos que ninguém começa grande, desenvolver jogos indie é o primeiro passo para quem quer entrar nessa jornada
Mas a questão é, com um mercado totalmente dominado por grandes empresas, como um desenvolvedor indie consegue ganhar dinheiro?
É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje
O primeiro tipo de desenvolvedor indie
Podemos separar o desenvolvedor indie em 2 tipos:
- O desenvolvedor que trabalha e vive de jogos
- O desenvolvedor que usa jogos como renda extra
Falando do primeiro, geralmente, esse tipo de desenvolvedor já lançou diversos jogos no mercado e com isso ele consegue ter uma receita muito boa somando a receita de todos os jogos
O que acontece é que o desenvolvedor indie que vive disso não vai em busca do “prêmio do milhão”, tentando fazer um jogo que vende milhões de cópias
O que ele busca é ter lucro nos seus jogos, mesmo que seja baixo
Então ele pode investir 1000 em um jogo e esse jogo retornar para ele 3000, mas como ele lança diversos jogos, a renda de todos eles somadas é o suficiente para ele conseguir se sustentar
Casos raros
É claro que existem casos como o do Eric Barone, onde o seu primeiro jogo vendeu milhões de cópias
Mas aqui estamos falando de exceções
Estatisticamente, os desenvolvedores que passam anos desenvolvendo um jogo e depois esse jogo vende milhões é um caso muito raro
A grande chance é que se você fizer isso, seu jogo vai vender muito menos do que se você fizesse dezenas de jogos pequenos e lançasse um por um no mesmo período
https://www.crieseusjogos.com.br/eric-barone-stardew-valley
O segundo tipo
O segundo tipo então de desenvolvedor é aquele que gera uma receita baixa com seus jogos
Uma receita que não é o suficiente para ele se sustentar totalmente
Então ele geralmente trabalha com outra coisa e usa jogos como uma fonte de renda extra
Não existe nada de errado nisso, até porque todos começam com zero
E se você é o cara que só quer ficar na renda extra, também não tem problema
Temos muitos exemplos de alunos nossos que fazem isso e inclusive criam jogos somente como um hobbie ou passa tempo
Os freelances
Ainda existe um outro perfil de desenvolvedor indie que nós mesmos conhecemos dentro da CSJ
Esse é o chamado freelance
Ele geralmente trabalha com algo específico na área de jogos
Então ele é especializado em programação, design ou sonoplastia e presta serviços para pessoas e empresas por aí
Ele consegue gerar uma receita com isso e também publica os seus jogos para complementar a sua receita
Criadores de assets
Existem também os criadores de assets
Esse tipo de desenvolvedor indie não é muito comum no Brasil, porém lá fora é bem comum
Assets então são elementos que a pessoa pode comprar para colocar no jogo dela
Seja um script, um modelo 3D, textura ou até uma música
E existem muitas pessoas que criam assets e colocam em lojas como a asset store para ganhar um dinheiro extra
https://www.crieseusjogos.com.br/asset-store-assets-pagos
Desenvolvedor de conteúdo
Existe um tipo de desenvolvedor que é até bem comum no Brasil, mas que esta crescendo bastante
Esse desenvolvedor, além de criar os seus jogos, também produz conteúdo sobre em canais como o youtube
Então existem diversos canais surgindo que falam sobre desenvolvimento de jogos
E essas pessoas ensinam os outros na internet enquanto criam e publicam os seus próprios jogos
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