A dependência de código pode rapidamente transformar um jogo promissor em um projeto difícil de expandir.
E até gerenciar e corrigir, especialmente para desenvolvedores iniciantes, que nem sequer se reocupam com esse problema.
E escrever códigos limpos e desacoplados, é essencial para criar um projeto escalável e fácil de se manter.
O que é Dependência de Código?

Dependência de código acontece quando um script ou componente depende diretamente de outro para funcionar.
Por exemplo, o script de movimento de um personagem depender de um script de vida (Health) específico.
E isso só para ajustar a velocidade ou a resistência, ou seja, se o script Health, o movimento é quebrado.
E esse tipo de ligação cria uma relação de interdependência, onde a modificação de um script pode afetar o funcionamento de outro.
Gerando uma “cadeia” de dependências que limita a flexibilidade do projeto, por exemplo.
Problemas para um Jogo com Código Dependente

Criar um jogo com código dependente pode resultar em vários problemas que afetam a eficiência e a qualidade do desenvolvimento:
Pois, quando os scripts são dependentes, localizar e corrigir bugs se torna mais desafiador.
E uma mudança em um script pode impactar outros de forma inesperada, exigindo uma verificação minuciosa.
Porém, à medida que o projeto cresce, torna-se mais difícil para novos desenvolvedores entenderem o fluxo entre scripts.
E isso pode reduzir a produtividade, já que o código precisa ser explicado e revisado com muito mais detalhes.
E também adicionar novos personagens, mecânicas ou níveis exige um retrabalho no código existente.
Mas também, com dependências rígidas, reaproveitar ou modificar partes do código para outros projetos torna-se praticamente inviável.
Pois, as funcionalidades não foram desenvolvidas de forma modular.
O que Estudar para evitar esse problema?

É preciso conhecer conceitos de design modular, como o uso de events e delegates.
E também herança, polimorfismo, encapsuladores, uso de interfaces, ordem de execução da Untiy, Scriptable Object, etc.
Porém, além disso, boas práticas de programação, como a separação de responsabilidades e o princípio de responsabilidade única.
E estes conceitos são amplamente abordados nas melhores práticas ajudam a manter o código desacoplado e organizado.

Mas enfim, evitar a dependência de código é essencial para criar jogos escaláveis, de fácil manutenção.
E com potencial para crescer sem limitações técnicas, ou simplesmente evitar bugs severos em seus jogos.
E ao aprender e aplicar essas práticas, desenvolvedores podem criar jogos que, mesmo em equipes pequenas, são estruturados para o sucesso.
Separamos 4 artigos que te ajudam a se aprofundar melhor nesse assunto logo abaixo!
Dependência de Códigos, clique aqui!
Modularidade || Como criar códigos independentes?, clique aqui!
SOLID || Princípio da responsabilidade única!, clique aqui!
Otimização de jogos Mobile na Unity!, clique aqui!
E você, quer aprender a desenvolver jogos na Unity seguindo as melhores práticas e evitar dependências.
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