Datas de lançamento, para os desenvolvedores de jogos, são momentos extremamente importantes.
Pois, é quando finalmente o público poderá adquirir seu game, após todo o processo de desenvolvimento.
Mas, aqui também é necessário fazer uma análise de alguns pontos, para escolher uma data mais favorável para seu produto.
Oportunidades na própria Loja
Uma data de lançamento além de fazer parte do processo de desenvolvimento, pode ditar o escopo do jogo.
E, a primeira análise a se fazer é, se o seu jogo será finalizado dentro do prazo definido.
E caso não seja, é necessário ajustar a data, ou reduzir o escopo, para se enquadrar ao prazo.
Mas, também é valido ficar de olho nos eventos dentro da loja, como a Steam, por exemplo.
Pois, nesses eventos você pode distribuir uma versão demo do seu game, e receber mais visibilidade.
E dessa forma é possível participar do evento, e agendar o lançamento para uma data próxima, aproveitando esse impulso.
Skull and Bones Vs God Of War
Outro ponto muito importante, é evitar lançar seu jogo muito próximo de grandes lançamentos, Triple A.
Pois, jogos assim chamam toda a atenção do mercado e compradores para si, ofuscando os demais lançamentos.
Por exemplo, o jogo desenvolvido pela Ubisoft: Skull and Bones, é um jogo de grande orçamento.
E que causou polemica por anunciar sua data de lançamento para um dia antes do lançamento de God Of War.
E segundo os diretores, não teria problema, pois, seu público-alvo é diferente de God of War.
Mas, em uma opinião quase unanime, Youtubers e analistas já previam o total fracasso desse lançamento.
E recentemente, após alguns meses eles voltaram atrás, e adiaram por mais 5 meses, o lançamento.
Pois, segundo eles o jogo receberá mais refinamentos, mas sem dúvidas esse adiamento se deve ao God of War.
Jogos minimalistas
Tomar Skull and Bones como exemplo, nos mostra que é preciso estar atento aos lançamentos do mercado.
Porém, essa regra de evitar grandes lançamentos, cabe mais para jogos que levam mais tempo de desenvolvimento.
Isso porque, para jogos minimalistas ou de pequeno escopo, essa preocupação não é tão existente.
Pois, o objetivo de jogos assim é serem lançados rapidamente, e para um público já nichado.
E que diariamente buscam comprar jogos mais casuais, e por isso, existe uma procura constante nesse nicho.
Por fim, de fato a data do lançamento do seu jogo, deve passar por uma análise levando em conta seu próprio jogo também.
Pois, caso seja de maior orçamento, você precisa analisar bem o mercado e escolher o melhor momento.
Mas, caso seja de escopo pequeno ou jogos minimalistas, seu objetivo é lançar quanto antes.
E caso tenha se interessado no assunto e quer saber um pouco mais, deixaremos um vídeo bem bacana logo abaixo:
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