Datas de lançamento é um dos tópicos que são mais deixados de lados por muitos desenvolvedores.
Mas, demos enxergar a data de lançamento do nosso jogo, como o período de maior relevância dele.
E escolher mal a data, pode prejudicar demais a performance de vendas do seu jogo, então siga essas dicas:
Datas de lançamento: Qual a data perfeita?
A verdade é que não existe uma data perfeita, que vale para todos os jogos serem lançados.
Pois, cada jogo terá uma data que será melhor para seu lançamento.
E isso é um estudo de mercado que deve ser feito pelos desenvolvedores.
Mas, embora não haja uma fórmula definitiva para determinar a data perfeita, existem algumas estratégias que você pode seguir.
Datas de lançamento: Concorrência
Verifique se há outros jogos semelhantes sendo lançados nas datas em que você está considerando.
Pois, isso é fato de que você disputará visibilidade com estes outros jogos do mesmo estilo.
E cabe você analisar se o seu projeto é mais interessante ou não do que os concorrentes.
Mas, caso não seja, busque outra possível data.
Triple A e Triple Indies
Evite lançar seu jogo próximo a títulos de grande destaque ou altamente antecipados.
Jogos como God Of War, por exemplo, atrai a atenção de todo o mercado para si.
E fazem os jogadores investirem sua grana neles.
E os influenciadores darão preferencia a jogar esses jogos também.
Mas, o mesmo ocorre com jogos considerados triple Indies, como Silksong.
E uma data em que haja menos competição pode aumentar suas chances de visibilidade.
Evite eventos sazonais
Ao publicar na Steam devemos ficar atentos para evitar os eventos sazonais da plataforma.
E a Steam tem um excelente algoritmo de divulgação, que impulsiona seu jogos para alcançar muito mais pessoas no lançamento.
Mas, em períodos sazonais inúmeros jogos recebem descontos agressivos.
E então você novamente disputará atenção, literalmente com diversos jogos do mercado.
Conheça seu público-alvo
Entenda o perfil do seu público-alvo e seus hábitos de consumo de jogos.
E pesquise sobre as preferências deles em relação à datas de lançamento.
Por exemplo, se o seu jogo é voltado para crianças, pode ser interessante lançá-lo durante as férias escolares.
E esse tipo de pesquisa pode te ajudar a acertar com mais precisão uma data.
E que se encaixe melhor ao seu projeto e até traçar estratégias de marketing.
Planeje a divulgação
Reserve tempo para criar uma estratégia de marketing e divulgação antes do lançamento.
E isso inclui a criação de materiais promocionais, como trailers, capturas de tela e informações sobre o jogo.
E defina a data em relação ao tempo necessário para construir a conscientização do seu jogo e gerar expectativa.
Construa sua comunidade
Ter uma comunidade esperando pelo seu jogo pode ser um diferencial indispensável para ajudar ele ter mais visibilidade.
E aproveite o alcance das redes sociais e publique conteúdo sobre o seu game ao longo do desenvolvimento.
Pois, isso pode te ajudar a construir aos poucos essa comunidade, coletar mais Wishlists.
E deixar seu jogo cada dia mais relevante para o algoritmo.
Mas, para isso é necessário produzir conteúdo de qualidade para o público ao longo.
E muitos tem uma grande dificuldade nesse ponto por não saber editar vídeos, criar imagens de qualidade, etc.
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Independente se o seu jogo é de escopo pequeno, ou de escopro grande, é indispensável realizar o mínimo de planejamento.
E principalmente definindo datas para a entrega do trabalho.
E é crucial que a data de lançamento seja a melhor para seu projeto.
Mas, que acima de tudo, permita você finalizar com tranquilidade seu projeto e entregar a experiência que realmente planejava.
Pois, nenhuma data de lançamento vai salvar as vendas de um jogo ruim!
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