Milhares de jogos são lançados todos os anos e é um desafio para quem é desenvolvedor indie entrar nesse mercado.
Principalmente para saber, qual jogo vai vender ou não vai vender?
E diante disso surgem dúvidas, como criar um jogo que seja divertido?
Como saber se a ideia de jogo que você teve vai vingar?
Tudo isso nós falaremos nesse artigo.
Como saber se a ideia do meu jogo é boa?
1 – O caminho mais difícil
2 – Como grandes estúdios
3 – O processo inverso
4 – A pesquisa de mercado
5 – A prática
O caminho mais difícil
A maioria dos desenvolvedores focam em criar um jogo divertido e depois de criar esse jogo pensam em como vendê-lo.
O problema disso é que a referência para a criação desse jogo é você.
E não que você não consiga fazer um jogo divertido, mas você não é o mercado.
A ideia que você tem de um jogo não é, necessariamente, as ideias que o mercado quer de um jogo.
E com isso fica muito difícil você acertar, é quase uma loteria.
E o que mais vemos, nesses casos, são jogos muito bons, divertidos, mas que não vendem nada porque não têm ninguém interessado na ideia daquele jogo.
Como grandes estúdios
Antes de nós pensarmos em criar um jogo divertivo nós precisamos dar um passo para trás e fazer como grandes estúdios fazem.
Antes de um jogo entrar em desenvolvimento ele passa por algumas etapas, a de aprovação e documentação.
Um jogo precisa estar pronto no papel antes de entrar no desenvolvimento.
Mas antes disso tem uma etapa muito importante, a etapa de aprovação.
Para o jogo começar a ser criado ele precisa ser aprovado e ai entra a pergunta, quem aprova?
A resposta é simples, o mercado.
Se nós vamos fazer um jogo para o mercado, nada melhor do que usar o mercado para dizer se nosso jogo é bom.
E como fazer isso?
O processo inverso
A única forma de fazer um jogo que o mercado quer é usando o próprio mercado.
Ao invés de nós termos a ideia de um jogo divertido e depois ver se ele vai vender, nós iremos fazer uma pesquisa de mercado para saber que tipo de jogo ele quer e ai sim nós pensamos em como fazer essa ideia ser um jogo divertido.
Agora pense, o que faz uma venda acontecer?
Se você quer arroz, você vai procurar arroz para comprar, certo?
A empresa vai conseguir te vender porque ela te deu o que você queria.
Com jogos é a mesma coisa.
Se você entrega para as pessoas aquilo que elas querem, a venda é uma coisa quase certa.
E você só vai saber o que elas querem fazendo uma pesquisa de mercado.
A pesquisa de mercado
Com a pesquisa de mercado as ideias não vêm mais de você e sim do mercado.
A referência agora é o mercado, ele vai te dizer o que ele quer e você vai fazer aquela ideia ser divertida.
E para nós fazermos essa pesquisa nós precisamos entender que o mercado não é uma coisa só que gosta de jogos triple A e despreza jogos pequenos ou indies.
Existem diversos nichos e subnichos dentro de um mesmo mercado.
E você precisa entender isso para diferenciar a vontade de cada público.
Existem, por exemplo, pequenos nichos muito lucrativos de pessoas que gostam de jogos puzzle, xadrez, dominó, indie, pixel art, plataforma e etc.
O que você precisa é identificar esses públicos e entender:
- O que eles gostam em um jogo?
- O que eles não gostam em um jogo?
- Que tipo de jogo é mais lucrativo nesse público?
- O que eles colocariam e tirariam em um jogo?
- Qual a experiência e fantasia que eles procuram nesses jogos?
A prática
Na prática existem diversas formas de você fazer uma pesquisa de mercado.
Mas eu vou falar uma aqui que eu uso e pode te ajudar muito.
A primeira coisa que você precisa é escolher uma plataforma.
Steam, Google Play, Apple Store, qual delas você pretende publicar?
Depois disso você precisa pegar uma boa quantidade de jogos parecidos com o que você pretende fazer.
E lá nos comentários daqueles jogos você tem a resposta.
Lá eles irão te responder todas as perguntas que eu coloquei acima.
E a partir disso você vai ter uma ideia de jogo vinda do mercado, ele vai te dizer o que ele quer ou não.
Com isso você vai poder criar um jogo para o mercado ou saber se a ideia que você teve é boa.
Assim o seu jogo passará por uma fase de aprovação antes de ser criado.
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