Se você quer criar um GTA ou qualquer outro jogo muito grande, provavelmente o seu foco é lançar um jogo que venda milhões, certo?
Mas e se eu te disser que se você fizer isso há uma grande chance de você ficar pobre e endividado?
E quando eu falo isso não é porque seu jogo pode vender mal, estou dizendo do seu jogo vender milhões e ser um fracasso, seu jogo vender milhões e você ficar endividado.
Você iria criar um jogo no intuito de vender milhões mesmo assim?
O fato é que o mundo não funciona da forma como nós vemos, quer um exemplo disso?
Sabe quantos jogadores de futebol ganham dinheiro suficiente para conseguir comer?
3%.
Essa é a porcentagem de jogadores que ganham dinheiro suficiente para poder se sustentar jogando futebol.
O que é mostrado para nós é somente a exceção, ou seja, achamos que a exceção é a regra pela quantidade de vezes que a exceção é mostrada para nós.
Quando vemos jogadores no mundo todo ganhando centenas de milhares de reais ou dólares achamos que essa é a regra, mas o que verdadeiramente acontece é que a maioria passa fome.
Essa desigualdade não é tão grande assim no mundo dos jogos, mas o que aparece para nós também são os 3%.
Os jogos que aparecem para nós são aqueles criados por grandes empresas e aqueles indies que vendem milhões.
E aí a gente acha que para ter sucesso precisamos repetir esse feito.
Isso acontece por nós vermos somente a exceção e também pela mentalidade de ver somente o faturamento, mas a maioria desses jogos dá prejuízo e eu vou te explicar o porquê.
O que é lucro?
Lucro é o quanto você fatura menos o quanto você investe para ter esse faturamento, portanto, se você investe 100 e volta 1000, você tem 900 reais de lucro.
Isso é uma conta básica que aprendemos na escola, mas quase ninguém usa isso para analisar o sucesso de um jogo.
A maioria dos jogos que vendem milhões deram prejuízo porque venderam 4 milhões, mas tiveram que investir 5 milhões para ter esse faturamento.
Isso é o que acontece na maioria dos casos e por isso nós vemos grandes jogos que venderam muito, mas nunca foram continuados.
Para nós vendeu muito, mas para o desenvolvedor, não.
Uma coisa que temos que pensar também é que o jogo que vamos fazer tem que compensar o investimento feito.
Se nós ficarmos 24 meses fazendo um jogo, o lucro tem que compensar no mínimo 24 meses de trabalho.
Se o seu jogo deu 480.000 de lucro e você trabalhou por 24 meses com uma equipe de 10 pessoas, cada um vai ter o equivalente a 2000 reais por mês.
Um valor que você consegue tranquilamente como programador júnior em uma empresa indie.
Agora, o que não te contam é o quão difícil é ter um lucro tão expressivo assim e é por esse motivo que a maioria dos jogos que vendem milhões simplesmente fracassam.
O investimento para vender milhões
A primeira coisa que temos que entender é: um jogo não vende milhões sozinho.
Ninguém vai fazer um jogo no quintal de casa, lançar na Steam e no mês seguinte ter 1 milhão na conta.
Existem casos como o de Eric Barone, mas pra ele conseguir, 100.000 pessoas fracassaram.
Ele é tão famoso pro mundo dos jogos como o Neymar é pro mundo do futebol, portanto, não vamos nos apegar a exceção.
E mesmo assim, o Eric Barone teve uma parceria com uma das maiores publishers da América.
Vamos aos números e aqui nem vou dizer que você quer criar um GTA, pois isso levaria muito mais tempo e investimento.
O GTA V levou 5 anos e custou 50 milhões.
Vamos dizer que você se junte com 4 amigos, totalizando 5 e para vocês seria bom cada um ganhar 5.000 por mês com jogos para poder se sustentar.
Nesse caso, vamos considerar que vocês fiquem 2 anos trabalhando nesse projeto.
Para vocês conseguirem ganhar 5000 por 2 anos com o lançamento do seu jogo, ele precisa ter de lucro 600.000 reais.
Mas o quanto ele precisa vender para vocês conseguirem isso?
Para isso, vocês vão precisar de uma publisher, que vai ficar com 50% do lucro.
Isso já vai subir o faturamento para 1.200.000 reais.
Para um jogo vender tanto, a publisher precisará investir muito em propaganda.
Isso aumenta em 500.000 o faturamento necessário para o seu jogo.
Já estamos em 1.700.00 e não para por aí, vocês também precisarão dar 50% pro governo.
Isso vai aumentar o faturamento necessário para vocês de 3,4 milhões de reais.
Agora, você consegue entender o porquê a maioria dos jogos que vendem milhões dão prejuízo?
Isso porque eu nem botei na conta variáveis como se vocês tivessem que ganhar dinheiro pra trabalhar no projeto.
Você trabalharia 2 anos de graça, pro seu jogo vender 3 milhões e te dar prejuízo.
Sim, nesse caso se seu jogo vendesse 3 milhões ele te daria prejuízo, pois o investimento não compensa o retorno.
Com um faturamento tão alto, o risco também é muito alto, 10% das vendas a menos são 340.000 reais a menos.
Se você quer criar um GTA, um FIFA ou um RPG, dê um passo para trás, pois as coisas não funcionam tão bem como nós imaginamos.
Você pode muito bem montar jogos muito mais simples e gnahr dinheiro com eles como muitos desenvolvedores fazem hoje em dia.
O risco é muito mais baixo e o lucro é muito mais alto.
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