Cada vez vem surgindo mais pessoas com o sonho de criar jogos, mas como esse é um mercado muito novo no Brasil, apesar de já ser muito grande, é um caminho muito obscuro pra começar.
Muitos começam a criar jogos fazendo cursos ou vendo tutoriais no youtube, mas existe uma linha ténue que separa o amadorismo do profissionalismo.
Qualquer um pode criar jogos, basta aprender, hoje é muito acessível para todo mundo.
Mas fazer jogos de forma profissional envolve um pouquinho mais do que só a habilidade de saber programar, modelar, animar e etc.
Compare com a música, quantas pessoas são muito bons cantores, tocam muito bem violão, guitarra, piano, mas os que fazem isso de forma profissional são muito poucos.
Isso acontece porque para ser um músico profissional envolve muitos outros fatores, não basta só ser muito bom naquilo que faz.
Vemos tantos jogos que foram publicados e são muito bons, mas não vendem nada.
Isso acontece porque criar jogos não é só o desenvolvimento.
A importância de criar um protótipo
1 – A importância
2 – O protótipo
3 – Como fazer testes
A importância
Entre as coisas que envolvem o desenvolvimento temos o protótipo.
Ele é um passo muito delegado pelos desenvolvedores, mas é passo muito importante.
Ele serve para nós sabermos se o desenvolvimento esta condizente com as nossas ideias e aquilo que nós queremos para o jogo.
O que vai nos guiar na criação de um jogo é a documentação e o protótipo é um passo feito junto com ele.
O protótipo é uma boa hora de testarmos novas mecânicas e novas ideias antes de criar o jogo.
O protótipo
O protótipo não é obrigatório, mas você pode usá-lo para testes e podemos fazer isso pedindo para pessoas testarem.
E ele também não é o jogo completo, não é a experiência final, ele é só um esboço de alguma coisa que queremos testar.
A única coisa que precisamos saber é se aquela ideia que você teve esta condizente com aquilo que você quer.
Então para isso não precise se preocupar tanto com o design, com o desempenho e com pequenos erros.
Aqui o objetivo é testar a essência, a ideia principal.
Você só irá se preocupar com o design se você quiser testar o design.
Mas tenha cuidado, esse passo não pode gastar muito tempo do seu projeto, são somente para pequenos testes.
Como fazer testes
Antes de testar qualquer coisa no seu jogo saiba que ele precisa passar por um processo de aprovação.
Essa aprovação passa por uma pesquisa de mercado e nós explicamos isso em um artigo: Como saber se a ideia do seu jogo é boa
Depois de você ter uma ideia de jogo e ela passar pelo processo de avaliação, nós podemos testar.
Faça um protótipo daquilo que você quer testar, algo bem cru mesmo, que você não gaste muito tempo fazendo.
E depois disso você pode juntar pessoas para testar o que você quiser.
Saiba que as críticas vão vir, mas elas não tem a ver com a sua pessoa, na verdade você vai usar elas para melhorar as suas ideias.
Junte as opiniões dessas pessoas e anote aquilo que você achar importante.
Muitas das opiniões não terão sentido para aquilo que você esta procurando, saiba filtrá-las.
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