Criar jogos, para os iniciantes, pode parecer inicialmente desafiador, por não compreender a estrutura de um projeto na Unity.
E principalmente compreender visualizar como os diferentes elementos se interagem.
E aqui vamos explorar como é a interação de cenas, game objects e componentes, etc.
Criar Jogos: Cenas
Uma cena no Unity é como um quadro em branco, pronto para ser preenchido com todos os elementos do seu jogo.
E a Unity permite que você crie e organize várias cenas, cada uma representando uma parte diferente do seu jogo.
Por exemplo, você pode criar uma cena para o menu, outra para a fase 1, 2 e assim por diante.
E a cena seria como um lote vazio, onde você pode construir o que quiser, com a diferença de que seu espaço é gigantesco.
E em cada cena você pode construir uma fase do seu jogo ou partes dele, e gerenciar isso através da Unity.
Pois, com os códigos certos, você consegue carregar uma nova cena que contenha outra fase do seu jogo.
Criar Jogos: GameObjects
Game objects são os elementos fundamentais do seu jogo, ou seja, todo elemento que estiver em sua cena.
E eles podem representar personagens, objetos do ambiente, luzes, câmeras.
E praticamente qualquer outra coisa que você pode imaginar.
Pois, cada objeto do jogo possui propriedades únicas, como posição, rotação, escala e comportamentos específicos.
E que você mesmo pode construir personalizando sua aparência, e ações para ser um player.
Ou GameObjects que já vem configurados pela Unity, com comportamentos específicos, por exemplo, a câmera.
Componentes
Os game objects são como esqueletos, e os componentes são os músculos e órgãos que lhes dão vida.
Pois, cada game object pode ter vários componentes, cada um adicionando funcionalidades específicas ao objeto.
Por exemplo, o component Tranform controla a posição, rotação do game object, ou seja, tudo que é relacionado a localização.
E já um Rigidbody, controla toda a física e gravidade no objeto, os colisores, criam uma colisão nele.
E unindo colisores com Rigidbody, podemos detectar e realizar qualquer colisão em nosso jogo.
Scripts:
Já os scripts são componentes personalizados escritos pelo próprio programador do game.
E fazem isso através de linguagens de programação como C# ou JavaScript.
Pois, assim eles são usados para adicionar comportamentos complexos aos game objects. Por exemplo, pode criar um script para fazer um personagem se mover quando o jogador pressiona as teclas de seta.
Ou seja, são os scripts que permitem o programador criar o que quiser, transformando um GameObject nesse elemento.
Conectando as peças
A magia acontece quando você combina cenas, game objects e componentes de maneira coesa.
Pois, você conseguira criar quaisquer comportamentos com o uso dos scripts.
Mas, principalmente personalizar e manipular os componentes padrões para alcançar seu objetivo.
E, por isso é necessário estudar o que os principais componentes padrões da Unity fazem.
E principalmente quando você precisa usar um em especial ou criar algo personalizado via script.
Por exemplo, a renderização do seu personagem 2D é responsabilidade de um SpriteRenderer.
Mas a animação dele é controlado por um Animator, sua física pelo Rigidbody, efeitos sonoros pelo AudioSource, etc.
E você apenas precisará fazer a ligação desses componentes através de scripts.
E esse processo pode parecer complexo, mas é bem tranquilo e apenas exige estudo e prática.
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