5 erros que podem te fazer desistir
Se você esta entrando no mundo dos jogos agora sabe a dificuldade que é para criar jogos.
Isso porque o mercado aqui no Brasil é muito promissor, mas é difícil saber exatamente o que precisamos fazer.
Diante disso o desenvolvedor indie cometer muitos erros que atrasam a produção do seu jogo ou muitas vezes fazem o desenvolvedor nem terminar.
No melhor dos casos o jogo é publicado mas não vende nada.
Isso acontece por alguns erros que eu irei te mostrar aqui e saiba que não é nenhum demérito você cometê-los, eu mesmo já cometi alguns, mas é importante você reconhecê-los para poder melhorar a cada dia.
1 – Tentar criar jogos grandes demais
Um dos maiores erros de quem esta começando, e eu já passei por isso, é querer fazer um projeto grande demais.
Nós somos acostumados a ver grandes jogos sendo feitos e as nossas referências são essas para criar jogos.
Mas saiba que esses jogos não são os únicos que tem sucesso no mercado.
Candy Crush fatura tanto quanto um FIFA e ele é muito simples para ser feito.
Jogos que demoram mais de 3 meses para serem feitos são jogos muito grandes para desenvolvedores iniciantes.
2 – Tentar montar equipes logo no começo
Esse erro geralmente esta relacionado ao primeiro.
Isso porque, muitas vezes, você tem uma ideia de um jogo tão grande que sabe que não vai conseguir fazer sozinho.
E acaba montando uma equipe de 5, 10 ou até 20 pessoas para fazer o seu projeto no intuito de acelerar a produção.
Mas o que acontece na prática é que você precisa saber sobre gestão de projetos e de pessoas para que isso ocorra com eficiência.
E como muitos desenvolvedores nunca passaram por projetos menores antes, acaba que essa equipe é muito menos eficiente do que ele imaginava.
E isso acaba atrasando o projeto inúmeras vezes e pode te fazer até desistir de criar jogos.
3- Não documentar e planejar o seu jogo
Um dos erros que nós desenvolvedores cometemos quando estamos começando é ter uma ideia de jogo, abrir a unity e começar a fazer esse projeto.
Isso prejudica demais a criação do seu jogo porque a sua ideia esta muito cru quando criada.
Você precisa desenvolver essa ideia, colocar no papel o que vai entrar, o que vai sair do seu jogo.
Como você vai correlacionar as mecânicas, arte, sonoplastia, história e etc.
O seu jogo é um produto comercial e tudo precisa ser pensado antes de criar um projeto.
O seu jogo precisa estar pronto no papel antes de começar a ser desenvolvido
4 – Fazer mais que o necessário
Esse erro é consequência da falta de planejamento.
Quando eu digo que para criar um jogo ele precisa estar pronto no papel antes de ser desenvolvido não é a toa.
Se você começa um projeto que não tem fim, ele realmente nunca terá fim.
É importante você definir o limite do seu jogo antes mesmo dele começar a ser desenvolvido.
O que terá e não terá nele.
Depois disso é só fazer no computador aquilo que você colocou no papel.
Se você não termina seu jogo no papel, você toda hora irá querer colocar mecânicas novas e seu projeto nunca terá fim.
5 – Não aprovar o seu jogo antes de começar a criar
Esse é um passo delegado por 90% dos desenvolvedores e olha que eu estou chutando baixo.
Antes do seu jogo começar a ser feito até no papel, ele precisa passar por uma aprovação.
E essa aprovação passa por uma pesquisa de mercado.
Nós temos um artigo que fala detalhadamente sobre isso: Como saber se a ideia do seu jogo é boa?
Mas é de suma importância você conhecer o mercado antes de começar a fazer um jogo.
Isso porque o seu jogo será feito para o mercado e as suas ideias não necessariamente condizem com o mercado.
Fazendo uma pesquisa você saberá exatamente o que o mercado quer daquele jogo que você quer criar.
Assim você poderá entregar para os gamers exatamente aquilo que eles querem.
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