Os controles são extremamente importantes em jogos, pois, afetam diretamente a jogabilidade e a experiência geral do usuário.
Um jogo com comandos atrasados, ou imprecisos pode irritar profundamente o jogador com pouco tempo de gameplay.
Mas, um jogo com excelentes controles se torna gostosinho de jogar, o jogador se sente tão imerso no jogo que nem parece que é ele quem está controlando o personagem.
Mas, um jogo com excelentes controles , imerge o jogador ao ponto de ele nem perceber que está controlando o personagem.
Capture os controles nas Funções corretas na Unity
Uma dica para quem desenvolve na Unity, é sempre estar atento para usar as funções corretas da Engine.
Pois, precisam ser capturados na Função Update, mantendo a menor latência entre o pressionar do botão e a execução.
E é comum usarem o FixedUpdate, acarretando em controles com delay, pois, essa é uma função feita para a física.
Controle e Jogabilidade
Os controles afetam diretamente a jogabilidade do game, e são cruciais para manter a sua qualidade.
Pois, se os controles não forem precisos, o jogador pode enfrentar dificuldades para realizar as ações necessárias no jogo.
E isso pode levar à frustração e desistência do seu game.
Imagina a frustração, por exemplo, ao enfrentar um boos com ataques mortais.
E você apertar o botão a tempo, mas o personagem levar meio segundo para se mover.
Imersão
Os jogos são projetados para criar uma experiência totalmente imersiva para o jogador.
E quando os controles são precisos, o jogador sente que está no controle do jogo.
E que suas ações estão diretamente ligadas ao que acontece na tela.
Porém, o ideal é que o jogador jogue sem nem mesmo sentir que está usando um controle.
E sem precisar nem pensar para apertar um botão.
Competição
Muitos jogos são competitivos por natureza, e os controles são essenciais para manter a justiça e a igualdade na competição.
E se alguns jogadores tiverem controles mais precisos do que outros, isso pode criar uma vantagem injusta.
E é preciso refinar os controles para que o fator decisivo seja apenas a habilidade dos jogadores.
Counter-Strike por exemplo, leva a melhor, quem tiver o menor tempo de reação e a mira mais precisa.
Teste e ajuste constantemente
A chave para criar controles precisos é testar e ajustar constantemente o jogo.
E é preciso testar o jogo em diferentes plataformas, dispositivos e configurações.
Pois assim é possivel garantir que os controles estejam funcionando corretamente.
E também ajuste de acordo com o feedback dos jogadores e as métricas de jogabilidade.
E principalmente levando em consideração o processamento em diferentes hardwares.
Simplifique os controles
Tente manter os controles do jogo simples e intuitivos, para que o jogador aprenda rapidamente.
Evite sobrecarregar o jogador com muitos botões ou comandos complexos, ou em posições desconfortáveis.
Kingdom Two Crowns dá uma aula de controles simples e intuitivos.
Pois, o jogador basicamente usa apenas 1 botão para realizar as interações do game.
Consistência
Mantenha os controles consistentes em todo o jogo.
E garantindo que os controles tenham a mesma resposta e funcionamento em todas as situações do jogo.
Pois, isso ajudará o jogador a se familiarizar com os comandos e a concentrar na jogabilidade.
E sem precisar aprender como usar controles novos em diferentes situações.
Em Megamn X, por exemplo, você tem um tiro simples e carregado, e a cada novo poder esse conceito se mantêm.
E dispensando a adição desnecessária de um novo botão para cada poder adquirido.
Feedback visual e sonoro
O feedback visual e sonoro é fundamental para a precisão dos controles.
E netão certifique-se de que o jogo forneça feedback visual e sonoro suficiente para ajudar o jogador.
Por exemplo, um recurso muito utilizado é vibrar o controle e a tela, juntos, em explosões, ou momentos de impacto.
Pois, com isso é possível reforçar a sensação de imersão, e satisfação do jogador.
Considerar as limitações do dispositivo
Atualmente temos diferentes tipos de hardwares capazes de rodar jogos, e com diferentes, poder de processamento.
Os dispositivos móveis, por exemplo, podem ter limitações em relação aos controles.
E por isso é preciso considerar essas limitações ao projetar os controles do seu jogo.
Porém, pense em como os controles se adaptarão às diferentes telas, tamanhos e orientações dos dispositivos.
E mande sempre que possível um formulário para coletar os feedbacks.
Mas principalmente saber em qual dispositivo o usuário testou seu jogo.
Opção de personalização
Um curinga que você pode usar, é adicionar um sistema que permite a personalização desses controles.
E dessa forma o jogador vai escolher por conta própria, onde fica mais confortável os comandos.
Mas desde que isso não afete em nada as mecânicas e o funcionamento do seu jogo, logicamente.
Os controles precisam ser criados e pensados levando sempre em conta a melhor experiência para o jogador.
Pois, é através dele que o jogador conseguirá se sentir imerso na gameplay do seu game.
E sendo assim os controles não podem ser um desfio extra para o jogador.
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