Os Controles em jogos são a ponte entre o jogador e o mundo do game.
E são responsáveis por transmitir suas ações e decisões para o jogo, permitindo que se conectem emocionalmente com a gameplay.
Mas, jogos devem ter controles precisos para manter a imersão do jogador, e é sobre isso que falaremos a seguir!
Controles e um bom planejamento
Quando os controles são bem projetados, eles se tornam uma extensão natural das ações do jogador.
E controles ruins podem criar uma desconexão entre o jogador e o personagem controlado, resultando em um quebra da imersão.
E os jogos precisam ter controles intuitivos, que permitem ser facilmente entendidos sem a necessidade de instruções complexas.
Mas, os desenvolvedores devem considerar a ergonomia, o feedback tátil e a consistência na disposição dos botões.
E levando sempre em consideração, em qual o tipo de controle o jogo será jogado, e mapear da maneira correta.
Pois, assim os controles se tornam parte do jogo, quando bem atribuídos, contribuindo pra uma imersão do jogador.
Personalizar os controle
Permitir que os jogadores remapeiem os botões de acordo com suas preferências, é uma ótima dica.
Pois, mesmo que o jogo tenha o melhor mapeamento de comandos, sempre existirão pessoas que terão dificuldades.
E outra possibilidade é usar mapeamentos de jogos do mesmo estilo que o seu, já consolidados e validados.
Pois, dessa forma muitos jogadores em comum já terão familiaridade com esse padrão de mapeamento.
E manterá seu jogo dentro do padrão esperado para o gênero.
Afinal, jogos minimalistas tem controles diferentes de jogos de sobrevivência, por exemplo.
Controles mais realistas
Os controles devem ser consistentes com a temática e a mecânica do jogo.
Por exemplo, em um jogo de corrida, os controles devem simular a sensação de conduzir um veículo.
E enquanto em um jogo de tiro em primeira pessoa, devem oferecer a sensação de estar segurando uma arma.
E é preciso usar os recursos disponíveis para aumentar essa característica desejada, no jogo.
Por exemplo, o feedback tátil, seja através de vibrações ou outras formas de retorno.
Pois, são essenciais para informar o jogador sobre as ações do personagem e o ambiente.
E atuam de formas diferentes, em jogos de corrida, podem simular o tremor vindo da irregularidade de terreno da pista.
Mas, em um jogo de sobrevivência, o tremor no controle, pode representar o personagem recebendo um dano.
E saber quando e como aplicar esse feedbacks, tornará seu jogo muito mais agradável para o jogador.
Por fim, fornecer versões jogáveis do seu game para pessoas testarem podem te dar um ótimo direcionamento.
E dessa forma os jogadores te passarão feedbacks precisos do que está bom e o que precisa melhorar nos controles.
E isso te ajudará a refinar ou até reajustar tudo antes de um possível lançamento do seu game.
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