Controle de Fluxo faz parte do Level design que é uma área fundamental para balancear diversos aspectos da experiência de um jogo.
E dentre diversos conceitos, o controle de fluxo pode fazer total diferença na gameplay do seu jogo.
E nesse artigo vamos conversar mais sobre como o controle de Fluxo melhora significativamente a gameplay.
O que é Controle de Fluxo?
Controle do fluxo em um jogo se refere ao ritmo e sentimento de progressão que o jogador experimenta ao jogar.
Pois, um bom controle de fluxo é essencial para garantir que o jogador se sinta sempre motivado a continuar jogando.
E dessa forma o jogador, mantêm o sentimento de novidade desdo o começo até o fim do seu jogo.
Fazendo com que ele jogue sem sentir o tempo passar, por exemplo, mostrando uma excelente imersão.
E existem vários elementos que contribuem para o controle do fluxo em um jogo.
Controle de Fluxo no Design de níveis
Essa é uma das principais maneiras pelas quais o fluxo é controlado em um jogo.
Pois, os níveis devem ser projetados de forma a manter um equilíbrio entre desafio e recompensa.
E garantindo assim, que o jogador se sinta sempre motivado a continuar avançando.
Mas, os níveis também devem ser projetados para permitir uma progressão gradual no jogo.
E com novos desafios e habilidades sendo introduzidos à medida que o jogador avança.
Equilíbrio de dificuldade
Equilibrar a dificuldade é outro elemento importante do controle do fluxo de um jogo.
Pois, os desafios do jogo devem ser equilibrados, garantindo que o jogador se sinta desafiado, mas não frustrado.
E podemos alcançar isso com uma curva de dificuldade gradual, onde os desafios se tornam mais difíceis conforme o jogador avança.
E assim, mesmo que ele já domine as diversas habilidades do personagem, o jogo ainda consegue desafia-lo.
Trazendo a sensação ao jogador de que só saber os comandos não serão suficientes, ele precisa se esforçar mais.
Progressão de história
A progressão da história também é um elemento importante do controle do fluxo em um jogo.
Pois, a história deve ser projetada para manter o jogador envolvido e interessado.
E com novos elementos de história sendo introduzidos à medida que o jogador avança no jogo.
Pois, certos acontecimentos podem despertar a curiosidade no jogador em saber qual será o desfecho dessa história.
Controle de ritmo
O ritmo do jogo também é importante para o controle do fluxo.
E os jogos podem usar uma variedade de técnicas para controlar o ritmo.
Como, por exemplo, segmentos de ação intensa, seguidos por momentos mais tranquilos, ou a introdução de quebra-cabeças.
E também desafios não relacionados à ação para oferecer uma mudança de ritmo, como missões secundárias.
Variedade de gameplay
A variedade de gameplay também é importante para manter o jogador engajado e interessado.
E isso pode incluir a introdução de novos elementos de jogabilidade à medida que o jogador avança.
E a criação de vários caminhos ou rotas que o jogador pode escolher para avançar no jogo.
Por exemplo, em Megaman cada nova habilidade de boos adquirida, libera novos tipos de interações nos cenários.
E assim fazendo o jogador revisitar cenários já concluídos para interagir de novas formas e revelar novos segredos.
Esses são apenas alguns dos elementos que podem ser usados para controlar o fluxo em um jogo.
Pois, um bom controle de fluxo é essencial para criar uma experiência de jogo envolvente e satisfatória para o jogador.
E dessa forma a gameplay do seu jogo se torna interessante e desafiadora do início ao fim do game.
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