A Steam nos permite colocar conquistas no seu jogo para o jogador poder ser premiado conforme avança no seu game.
Isso é muito positivo, pois muitos usuários da Steam realmente gastam muito do seu tempo tentando conquistar todas elas.
Quando eu fui fazer meu jogo, o Destroy the Cubes, tive muita dificuldade em encontrar artigos ou vídeos que me explicassem sobre e tive que recorrer a gringa para conseguir implementar.
Por isso, hoje, eu trago pra você um tutorial bem prático de como colocar as conquistas no seu jogo.
Baixar o Package
Primeiro passo é baixar o Package completo da Steam e colocar no seu jogo.
Você pode baixá-lo por esse link: Releases · rlabrecque/Steamworks.NET · GitHub
Dentro dessa página clique em Steamworks.NET_14.0.0.unitypackage e o Package da Unity será baixado.
Importando o Package
Dentro da Unity você irá clicar em Assets > Import New Package > Custom Package…
Depois disso é só ir no local de arquivo onde você baixou o Package e selecioná-lo.
Você pode colocar pra instalar e esperar esse processo acontecer.
Configurando o AppID
Após o Package estar instalado, você vai no diretório do jogo.
Você pode fazer isso clicando com o botão direito na pasta Assets e depois em Show In Explorer.
Lá na pasta você vai ver que tem um arquivo de texto com o nome steam_appid.
Você irá abri-lo e trocar o texto que esta (480), pelo o AppId do seu jogo.
O AppId é aquele número que sempre aparece do lado do nome do seu jogo dentro do SteamWorks.
Criando o Steam Manager
Após esse passo ser realizado, você irá procurar pelo script SteamManager, dentro dos diretórios
Com ele você irá criar um objeto vazio, dentro do seu jogo e colocar esse script dentro.
É importante também que você use algum outro script junto que faça ele não ser destruído caso você mude de cena.
using System.Collections; using System.Collections.Generic; using UnityEngine; public class naodestruirnacena : MonoBehaviour { void Start() { DontDestroyOnLoad(gameObject); } }
Configurando o SteamWorks
No SteamWorks, você irá na parte de conquistas do seu jogo e irá configurar as conquistas do seu jogo.
O mais importante aqui é o Nome na API, é ele que você vai usar para chamar as conquistas no seu jogo.
O Script para chamar as conquistas
Agora com tudo configurado, você pode chamar as conquistas dentro do seu jogo, em qualquer script que você queira.
Importante é sempre chamar a biblioteca: using Steamworks;
E dentro do script você irá colocar isso daqui:
if (!SteamManager.Initialized) { return; }
Steamworks.SteamUserStats.SetAchievement(“Nome na API“);
Steamworks.SteamUserStats.StoreStats();
Para chamar a conquista, você pode adaptar esse script ao seu projeto, colocando condições para a conquista ser chamada
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