A construção de uma comunidade sólida em torno de um jogo tornou-se um elemento crucial para o sucesso a longo prazo.
Pois, uma comunidade fiel e engajada tem o poder de impulsionar seus jogos para o sucesso mais rapidamente.
E como você desenvolvedor pode começar a trilhar um caminho solido rumo a construção da sua comunidade?
A Comunidade como Pilar do Sucesso
Uma comunidade forte não é apenas um grupo de jogadores que compartilham um interesse comum.
Mas um ecossistema onde os jogadores se sentem conectados e pertencentes a ambientação do jogo.
E essa conexão vai além do simples ato de jogar, ela envolve a criação de laços emocionais entre os jogadores e o jogo.
Quando os jogadores se sentem parte de uma comunidade, sua lealdade ao aumenta consideravelmente.
E a partir dai eles serão uma fonte valiosa de feedback para os desenvolvedores.
Mas, os jogadores também são capazes de fornecer insights únicos sobre aspectos do jogo, identificar bugs, sugerir melhorias.
E essa colaboração resulta em jogos mais polidos e adaptados às expectativas dos jogadores.
Outra vantagem é que uma comunidade engajada é uma ferramenta poderosa de marketing.
Pois, quando os jogadores estão entusiasmados com um jogo, eles naturalmente compartilham nas redes sociais.
Se tornando uma forma eficaz de marketing orgânico, baseado nas boas experiências desses jogadores.
Como construir uma comunidade?
A base para construir uma comunidade começa com a comunicação aberta e direta com o público.
Pois, os desenvolvedores devem compartilhar informações sobre o processo de desenvolvimento.
Atualizações futuras e desafios, por exemplo, sempre que possível, para os futuros jogadores acompanharem essa evolução.
Afinal são essas atualizações que fazem o jogador se sentir parte da criação do projeto.
Para isso é necessário a criação de canais de comunicação direta, o que hoje é fácil e de graça.
Pois, você pode fazer o uso das redes sociais que desempenham um papel fundamental na construção dessa comunidade.
Plataformas como Instagram, telegram, discord, youtube, tik tok são extremamente poderosas.
Pois, oferecem oportunidades para os desenvolvedores compartilharem atualizações, teasers e interagirem diretamente com os jogadores.
E estabelecer uma presença consistente nessas plataformas é essencial para manter a comunidade informada e engajada.
Enfim, todas estas plataformas permitirão seus conteúdos alcançarem inúmeras pessoas organicamente.
O Poder da Criação de Conteúdo nas Redes Sociais
A criação de conteúdos exclusivos nas redes sociais criam antecipação e entusiasmo.
Podendo compartilhar imagens, vídeos curtos e informações exclusivas para manter a comunidade interessada.
E também compartilhar histórias dos bastidores, como o processo de criação de personagens.
A evolução de um mapa, ou, os desafios superados durante o desenvolvimento, por exemplo.
Pois, tudo isso humaniza a equipe e não apenas fortalece a relação entre os desenvolvedores e a comunidade.
Mas também oferece um vislumbre do esforço por trás do jogo.
E outras ações interessantes também pode ser incentivar os jogadores a criar conteúdo relacionado ao jogo.
Por exemplo: fan art, vídeos de gameplay, guias e até mesmo mods.
Compartilhar e reconhecer esse conteúdo não apenas destaca a dedicação da comunidade. Mas também amplifica o alcance do jogo para novos públicos.
E esse efeito vira uma bola de neve onde quanto mais engajado seu público for, mais alcance vocês receberão.
E o pulo do gato aqui é sempre direcionar esse público para adicionar seus jogos nas listas de desejos.
Pois, isso mostrará como seu jogo é relevante na Steam, gerando outra bola de neve no lançamento.
mas dessa vez por parte do algoritmo da Steam que entregará seu jogo para um público ainda maior.
Jogos que contam com uma boa comunidade tem um potencial muito maior de fazer sucesso.
E foi pensando em ajudar você desenvolvedor indie que criamos um curso que te ensina do zero todo o processo de produção e criação de conteúdo.
Onde você poderá aprender a editar vídeos e imagens, criar seus próprios trailers, lives, apresentações, mesmo sem saber nada.
Quer conhecer mais sobre esse curso? Tire todas as suas dúvidas no video logo abaixo:
Seja o primeiro a comentar.