A Composição de Cena em jogos, é responsável por organizar e equilibrar os cenários em um jogo.
E em jogos 2D, que geralmente são compostos por desenhos, é comum, artistas errarem a mão, na hora do equilíbrio.
Mas, isso pode ser um desastre para seu jogo, com consequências que afetam diretamente a experiência do jogador.
Composição de cena em jogos 2D
A composição de cena em uma arte para jogos 2D é extremamente importante.
Pois, é ela que define como os elementos visuais da cena são organizados e apresentados ao jogador.
E uma boa composição pode ser a diferença entre uma arte atraente e uma arte confusa ou pouco interessante.
E ela envolve a disposição dos elementos visuais, como personagens, objetos, fundos e efeitos visuais.
De forma a criar uma composição equilibrada e coesa, por exemplo.
Mas, isso pode envolver o uso de técnicas de enquadramento, como a regra dos terços.
E ajuda a posicionar elementos-chave da cena em locais estratégicos.
E até o uso de linhas de perspectiva para criar profundidade e tridimensionalidade.
Pois, uma boa cena também pode ajudar a contar uma história ou transmitir uma emoção.
Por exemplo, uma cena de ação pode se beneficiar de uma composição dinâmica e cheia de movimento.
E enquanto uma cena mais contemplativa pode se beneficiar de uma composição mais serena e equilibrada.
Problemas de uma Composição de cena ruim
Se o fundo de um jogo 2D tiver muitos detalhes, se misturando com as camadas à frente, ocorrerá problemas como:
Dificuldade em distinguir objetos importantes, por exemplo.
E sendo difícil para o jogador distinguir objetos importantes, como inimigos, itens ou obstáculos.
E isso pode distrair o jogador, dificultando a concentração nas ações que precisam ser realizadas no jogo.
Mas, ocorre também a confusão espacial, dificultando para o jogador compreender a disposição espacial dos
elementos na cena.
E isso pode causar confusão e dificultar a jogabilidade.
E se o fundo for muito detalhado, isso pode cansar os olhos do jogador e tornar a experiência de jogo desconfortável.
Como equilibrar meus cenários?
Para equilibrar as camadas dos desenhos e criar cenários bonitos que não atrapalhem o jogador, você pode seguir algumas estratégias.
E então reduza os detalhes nas artes que fiquem em camadas atrás, impedindo de que chamem muita atenção.
E use cores contrastantes para eles se destacarem do fundo.
Por exemplo, cores vibrantes ou saturadas podem ser usadas para os elementos importantes em primeiro plano.
E enquanto cores mais suaves e neutras podem ser usadas para o fundo.
Mas, também a iluminação pode ser usada para destacar os elementos importantes em primeiro plano.
E enquanto sombras podem ser usadas para separar as camadas e criar profundidade.
Pois, isso pode ajudar a destacar os elementos importantes em primeiro plano e torná-los mais visíveis para o jogador.
Mas, também a disposição dos elementos na cena pode ser usada para destacar os elementos importantes.
Criando um equilíbrio visual, por exemplo, centralizando sempre o jogador ao centro da tela.
Em resumo, é importante limitar o nível de detalhe do fundo, usar cores contrastantes, sombras e iluminação, etc.
Pois, um fundo muito detalhado em um jogo 2D pode prejudicar a jogabilidade e a experiência do jogador.
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