Hoje eu gostaria de falar sobre uma questão que recebi por e-mail e acredito ser recorrente entre várias pessoas.
A questão que recebi era:
Eu tenho estudado sobre desenvolvimento de jogos, tenho aprendido e assistido a vários tutoriais. Mas não acho que eu esteja pronto para criar meus projetos ainda. Quando eu começo a criar jogos? Quando eu sei que estou pronto?”
A resposta para essa pergunta é simples: você nunca estará pronto.
Você simplesmente sabe o que tem que fazer, muitas vezes já tem até uma ideia de um jogo, mas nunca começa a colocar a mão na massa e geralmente enrola mais e mais.
Não importa o seu nível de conhecimento com desenvolvimento de jogos, mesmo que não domine nenhuma engine ou não saiba absolutamente nada sobre programação de jogos, comece agora!
Entenda que não importa o quanto você sabe, não importa a engine, baixe uma agora mesmo. Unity, Construct2, Game Maker, Unreal Engine… Simplesmente escolha uma e crie um jogo.
Quando você assiste a tutoriais, você deve compreender e assimilar ao máximo de conteúdo possível. Não apenas assista, siga as etapas, faça sua própria versão, anote e conclua o que o tutorial ou a aula te propõe.
Não seja um “arqueólogo” colecionador de tutoriais, PDFs, e-books e etc. Passe a botar em prática os estudos de uma de maneira ordenada. Você só estará pronto para começar a criar seus projetos a partir do momento em que começar a fazê-los!
Claro que não é fácil. Sempre haverão desafios e sempre haverão coisas novas a se aprender. Coisas essas que você ainda não faz nem ideia, mas passará a saber assim que começar a criar um jogo. Essa é a graça do processo, sabe por quê?
Porque você simplesmente aprende e se supera o tempo todo.
Não tente criar um jogo ultra complexo de início. É perfeitamente normal que o seu primeiro projeto não fique bom. Talvez o segundo também e o terceiro…
Mas a cada game que você cria, as suas ideias vão ficando cada vez melhores, sua experiência te fará criar cada vez jogos mais incríveis com o tempo. Vai ficar fácil de programar, de adicionar feedbacks e pensar em mecânicas formidáveis.
A vida não vai segurar um sinal gigante em seu rosto e dizer agora que você está pronto para começar. Se você esperar pelo momento perfeito, você estará esperando para sempre.
O que de pior pode acontecer? Seu jogo ficar ruim? Incompleto? Ou mesmo ficar tudo feio?
E daí? Você é esperto, sabe que isso tudo faz parte de um processo de aprendizagem.
Não importa se você acha que não está pronto. Não importa se você não sabe criar jogos ainda. Tenha consistência! Que tal começar baixando uma engine agora mesmo?
Seja o primeiro a comentar.