Ninguém tem dúvidas que os jogos sempre nascem de alguma ideia, mas muitos acreditam que só as boas ideias é que se tornam jogos.
E, na verdade não, pois muitos jogos que ficaram extremamente famosos, sairão de ideias muito inusitadas e fora do padrão.
Então, vamos começar abrindo a mente e esquecendo esse conceito de “Ideias ruins”, pois, em jogos toda ideia é bem-vinda.
Você criaria esses jogos?
Alguém da sua equipe sugere duas ideias de jogos para vocês criarem, e que são certezas de sucesso!
1: “Um encanador que corre ao longo da fase quebrando blocos, pulando na cabeça dos inimigos, entrando em canos e ao fim da fase, pula o mais alto possível em um mastro para alcançar a bandeira”.
2 : “Um personagem que usa um chicote como arma, enquanto explora uma mansão misteriosa”.
Bom, talvez você ache essas ideias ridículas, mas Super Mario e Castlevania são franquias que fazem sucesso até hoje.
Você precisa lapidar sua ideia
Então quando dizemos que todas as ideias são bem-vindas, não quer dizer que você vai sair criando qualquer coisa.
Mas, que toda ideia pode ser lapidada, e se o conceito da ideia for bem elaborado, pode sim virar um bom jogo.
Por isso, é sempre bom ter mais de uma ideia na mesa, para talvez até uni-las e ter um conceito de jogo que se torne único.
Preciso ser criativo?
Ser criativo é um ponto que ajuda demais a ter boas ideias de maneira rápida.
Mas, nem todos são criativos e tem dias que temos mais criatividade que outros, e isso é normal.
Porém, não tem como desenvolver um jogo sem uma ideia ou pelo menos um conceito…
E se você está em um dia ruim para ideias, e precisa criar algo, temos uma dica que pode ajudar.
Brainstorming
Brainstorming é um momento dedicado para gerar ideias para solucionar determinado problema, e serve para diversas áreas de trabalho.
E no desenvolvimento, usamos para ter ideias para jogos ou mecânicas, ou até a história do game.
Onde você se reúne com a equipe, ou até mesmo sozinho, e anota todas as ideias, palavras, frases, temas ou conceitos que vier em mente.
Que tipo de ideias?
A princípio busque reunir o máximo de ideias variadas que conseguirem.
Uma dica é dar ideias que descrevam um personagem, uma característica forte dele ou uma mecânica que ele venha a executar.
Por exemplo: um leão azul que abria portais, um adolescente com uma mochila a jato, um Grilo lutador que paralisa o tempo, etc…
E quando chegar em um número satisfatório, vocês podem partir para o próximo passo.
Elimine as ideias menos interessantes
Agora vocês podem analisar todas as opções anotadas e fazer uma seção de eliminatórias… e retirar as ideias menos interessantes.
E assim chegando nas finalistas ou em uma que se destacou das demais.
Pode acontecer de ficarem com muita dúvida entre 2 ou 3 opções.
Neste caso vocês podem tentar mesclar as ideias finalistas ou já definir qual será o estilo do jogo.
E assim inevitavelmente uma delas vai se encaixar melhor, caso o estilo seja plataforma, topdown, etc.
Mas e as mecânicas?
Tenho a ideia do jogo, mas não sei quais mecânicas eu coloco nele, não consigo pensar em coisas legais, o que fazer?
Bom, você pode também usar a técnica do Brainstorming e listar uma série de mecânicas que você gostar ou que lembrar, e depois eliminar as menos interessantes.
E outra boa dica é jogar muitos jogos do estilo do seu jogo para usar de referência.
E fazer muitos testes com a galera para ver se as mecânicas estão bacanas.
Analise a concorrência
Quando jogamos jogos semelhantes ao nosso, podemos tirar inúmeras vantagens, pois, você pode usar o que deu certo nesses jogos, e descartar o que não funcionou.
E você precisa ler as reviews e comentários da comunidade nesses games, pois, lá os jogadores vão listar tudo que não gostaram, e principalmente dirão o que sentiram falta.
E você poderá atender a comunidade adicionando esses elementos no seu jogo, e aumentar as chances de acertar no que a galera gosta e quer jogar.
Como lidar com Bloqueio criativo
Pode acontecer também de sua mente estar bastante saturada, e você se encontrar com muitas dificuldades de ser mais criativo.
Nessas horas é legal tentar se desconectar um pouco, relaxar.
Faça atividades que você goste, ler um livra, passear, assistir filmes, e principalmente jogar jogos, podem ajudar a evitar o Burnout.
Cuide dos seus horários e sua saúde
É muito interessante você organizar melhor seu tempo, foque no trabalho quando for o momento.
Mas também defina um tempo diário para realizar exercícios físicos, como: caminhada, algum tipo de esporte, musculação, natação, lutas, etc.
E principalmente busque sempre ter uma “boa noite” de sono, que seja no mínimo acima de 6 horas, para descansar totalmente seu corpo.
Se alimente bem e tome água!
Não existe hora para se ter ideias
Uma prática bacana é sempre anotar uma ideia de jogo no momento que você tiver, mesmo que já esteja desenvolvendo algo.
Não tem como saber quando uma boa ideia vai surgir, e elas podem aparecer a qualquer momento.
Então se você registrar em áudios, blocos de notas, cadernos, quando precisar de uma ideia, essas anotações podem te salvar.
Protótipos salvam seu tempo!
Cuidado para não cair no erro de passar meses, ou anos desenvolvendo uma ideia que não foi validada.
Mais importante do que ter uma boa ideia, é buscar ter o mínimo de certeza que ela vai valer o seu tempo.
Após ter uma ideia, o ideal é que você crie um protótipo para validar se sua ideia de jogo e mecânicas, funciona tão bem quanto no papel.
O que é um protótipo?
Um protótipo é um jogo que você desenvolve o mais rápido possível, criando só o que for necessário validar da sua ideia, enviando para várias pessoas jogarem e deixar feedbacks.
Em um protótipo você não precisa colocar gráficos deslumbrantes, pode usar apenas formas geométricas.
Descarte mecânicas super elaboradas e complexas, e pode até deixar de lado um pouco as melhores práticas, pois, você quer agilidade.
E após validar sua ideia, descarte o protótipo, e comece seu jogo pra valer, do zero e da maneira correta.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
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