Jogos em pixel art sempre nos trazem aquela sensação de nostalgia, e sempre são bem recebidos mesmo hoje em dia.
E é muito comum, jogos indies se beneficiarem deste estilo, mas pixel art também demanda bastante trabalho.
Isso porque os frames precisam ser desenhados quadro a quadro, tomando muito trabalho dos artistas.
E caso você tenha interesse em aprender do zero, e se aprofundar ainda mais nas técnicas mais avançadas de Pixel Art, e descobrir os segredos dos melhores Pixel Artistas, clique na imagem ao lado e se surpreenda com o que os nossos alunos têm criado.
Pois, neste curso te ensinaremos muito mais do que apenas animar um personagem, mas a dominar de vez a pixel art!
E até quem sabe, trabalhar algum dia criando artes pra jogos, com tudo que você vai aprender…já pensou que bacana!
Porém, jogos como Enter The Gungeon e Dead Cells trouxeram uma solução surpreendente para suas pixel arts, e diferente da forma tradicional de cria-las.
As “falsas” pixel art
Isso mesmo, esse título parece estranho não é, afinal as pixel arts de Dead Cells são incríveis, não é mesmo?
E de fato são, porém, na verdade, os artistas utilizaram modelos 3D para criar os frames do jogo em si.
Pois, na pixel art tradicional os artistas desenham os frames quadro a quadro, com as sombras da art.
Cada imagem é um frame, e para se ter a sensação de movimento, as animações geralmente usam 12 frames.
Esse número pode variar, porém, quanto mais frames por segundo, mais fluida é a animação.
Mas, para estes jogos, foram usados sistema de animação por bones em seus modelos 3D, facilitando esse processo.
Como funciona?
Thomas Vasseur que foi por muito tempo o único artista de Dead Cells, nos revela mais detalhes sobre o processo.
Que se assemelha demais com a criação de modelos 3D, primeiramente criando um personagem em uma folha 2D.
Depois adicionando seu esqueleto em 3D no software 3DS Max, e exportando em formato de caixa filme.
Sem perder tempo detalhando demais, afinal depois disso o modelo será renderizado em 50 pixel em um programa de homebrew.
Então eles exportam cada quadro da animação para um arquivo Png, com um mapa do modelo.
Que é utilizado para renderizar a luz, sombras e volume nas animações, facilitando demais todo o processo.
Por fim, eles renderizam esses modelos com shaders e efeitos para trazer a sensação visual de pixel art.
Quais são as vantagens?
Segundo o artista, por trabalhar muito tempo sozinho em um projeto que exigia um alto nível de qualidade artística.
Esse processo facilitou demais e poupou muito tempo do seu trabalho, pois, os modelos não precisavam de muitos detalhes.
E também pelo fato de usarem bones para animar, eles puderam gerar animações com 30 frames.
De uma forma muito prática, e que trouxe muita fluidez ao jogo, facilitando ainda a criação de diversas animações.
Porque se tratando de modelos 3D, adicionar diferentes animações com várias armas, não trouxe grandes problemas.
E mesclando varias partes de modelos diferentes, com pequenos ajustes, contribui para a criação de inúmeros inimigos.
Mas, o fato de a luz e sombra ser gerada automaticamente nos modelos 3D, trouxe muita qualidade ao jogo todo.
Isso porque, a pixel art devido a sua escala muito pequena, dispensa certos detalhes como rostos, por exemplo.
Em resumo, é crucial sempre tentarmos aprimorar em nossos trabalhos, porque podemos encontrar excelentes soluções.
Como estes jogos, por exemplo, que hoje trouxeram mais uma opção para que quer desenvolver em pixel art.
Mas não tem tanta habilidade ou mesmo não pode gastar tanto tempo detalhando frame a frame de uma pixel art.
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