Sem dúvidas a Steam é uma das maiores lojas de venda de jogos do mundo.
E a plataforma mais escolhida pelos desenvolvedores indies para lançar seus jogos.
Mas o que faz o algoritmo da Steam recomendar um jogo na sua página inicial?
Steam e seu algoritmo

A Steam tem um dos melhores algoritmos de divulgação dentre todas as lojas.
Pois, ele é muito democrática e possibilita que o próprio desempenho do jogo na plataforma defina seu sucesso.
E muitos desenvolvedores sonham em desvendar totalmente o funcionamento desse algoritmo da Steam.
Mas a verdade é que os detalhes exatos a plataforma nunca divulgará, para preservar seu sistema de fraudes.
Porém, existem inúmeros indícios coletados pela comunidade que nos indicam o que o algoritmo prioriza.
E esses indícios são os pontos em comum de jogos que fizeram grandes lançamentos, sejam indies ou Triple A.
E você pode se basear neles para tentar fazer do lançamento do seu jogo o melhor lançamento possível.
Lista de desejos

As listas de desejos são um dos maiores indicadores do seu jogo para o algoritmo da Steam.
Pois, elas mostram o quanto o público aguarda pelo lançamento do seu projeto.
E para se ter um bom lançamento, os indícios apontam que tenhamos no mínimo acima de 7 mil litas de desejo.
Porém, para alcançar a página principal o número de listas de desejos precisará ser realmente diferenciado.
E o mínimo que poderíamos considerar seria acima de 70 mil listas de desejos.
Obviamente isso não é um número oficial e nem um valor mágico que garantirá isso.
Pois, vai depender muito dos jogos concorrentes que estão sendo lançados no período.
Por exemplo, entre um jogo de 70 mil listas e um de 200 mil, obviamente quem tem mais, recebe mais relevância.
Mas ainda assim existem outros fatores que afetam diretamente essa recomendação do algoritmo.
Reviews positivas

Este é um outro fator extremamente importante para que o algoritmo recomende seu jogo por toda a loja.
Pois, não adianta seu jogo ter um número elevado de listas de desejos, mas cheios de review negativas.
E as reviews negativas podem derrubar qualquer jogo do topo, independente do seu número de listas.
Mas podemos até considerar este o fator mais decisivo e importante após o lançamento do seu jogo.
E sendo assim a média das reviews, do seu jogo precisa ficar acima de 80% positivas, preferencialmente.
Pois, abaixo disso, já se ascende um alerta, principalmente se a média cair para “Reviews neutras”.
Número elevado de vendas

E como último fator principal, sem dúvidas está o número elevado de vendas.
Ou seja, as pessoas precisam de fato começar a comprar em massa seu jogo, começando pelos usuários da sua lista de desejos.
Afinal, em teoria eles são os que estão aguardando mais ansiosamente pelo seu jogo.
E assim que eles começam a comprar e recomendar, a Steam entrega seu jogo para outros setores da loja.
E se você tiver uma lista de desejos alta, com boa conversão, muitas reviews positivas, seu jogo começa a decolar.
Porém, quanto mais o algoritmo recomendar seu jogo a outros jogadores, e eles comprarem e gostarem.
Ai sim o efeito bola de neve começa a agir, e empurrar seu game até o top da Steam.
Podendo por fim alcançar a página inicial, caso teu game seja o de maior destaque e resultados positivos no período.
Resumindo chegar na página inicial da Steam é um baita desafio para qualquer jogo indie.
E você precisará alinhar todos os pilares citados anteriormente, para o algoritmo te impulsionar cada vez mais.
Mas, não é algo impossível, pois, jogos indies como Brotato, por exemplo, alcançou esse feito!
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