Muitos podem acreditar que um jogo de qualidade é um jogo onde não existam bugs!
Mas a verdade é que a qualidade dos jogos vai muito além dos bugs, pois vários pontos precisam ser levados em conta.
E, nossa missão é buscar minimizar o máximo possível, problemas graves que comprometam a experiência do jogador!
O teste constante
Sem dúvidas o maior segredo para alcançar o máximo de qualidade possível no seu produto, é o teste incansável.
Programadores, por exemplo, precisam testar o jogo a cada nova linha de código, ou alteração feita no projeto.
E isso ajuda a localizar cada possível bug, que venha a ocorrer.
PlayTester
É comum os grandes estúdios terem uma equipe, especializada somente em buscar por bugs e falhas no jogo.
Pois, nesses estúdios existem os programadores focados só na física, outras em UI, outros em IAs, etc.
Trazendo a necessidade de um profissional que teste, como está fluindo as interações dessas diferentes áreas na gameplay.
Mas em pequenas equipes ou devs indies, o teste fica a cargo da própria equipe, buscando forçar possíveis bugs, nas mecânicas.
E é crucial que todos joguem com um olhar atento, observando se o funcionamento do jogo está dentro do esperado.
Por exemplo, se o jogador pode Atacar e trocar de equipamento, tente fazer isso ao mesmo tempo, e veja o que acontece.
Testar, é diferente de jogar um jogo!
Se você estiver testando as mecânicas, deve focar em avaliar a precisão dos comados, funcionamento delas, funcionamento dos sistemas, etc.
E se for um teste de física, deve avaliar os colisores, forçar o personagem a entrar nas paredes, buscar falhas na colisão.
E em teste de level design, avaliar a fluidez do jogo, progressão do jogador, diversão da gameplay, etc.
Enfim, cada teste pode ter um foco em específico.
Builds jogáveis
Disponibilize builds jogáveis acompanhadas de um formulário para a comunidade.
Pois, você rapidamente conseguira um grande número de pessoas testando seu jogo, em diferentes resoluções, e dispositivos.
E com o formulário você poderá coletar sugestões, receber feedbacks a respeito do funcionamento do jogo e principalmente, tirar dúvidas especificas que você possa ter.
O que fazer se eu tenho um prazo?
De fato, é comum ter que criar um jogo, com um prazo determinado a ser cumprido.
E o ideal é sentar-se com sua equipe e juntos definirem o que é o core do jogo, o que vocês precisam entregar impecável para o jogador.
Faça uma lista com uma escala de prioridades, e busque dentro do possível, resolver as prioridades, e se sobrar tempo, refine também as, menos críticas.
Defina um tempo só para polir o jogo!
Ao fazer o planejamento do seu game, você precisa separar um tempo do desenvolvimento só para polir e refinar seu jogo.
E isso inclui desde a correção de diversos bugs e possíveis problemas, como também adicionar alguns detalhes menos prioritários.
Mas que fazem total diferença para o Game Feel do jogo.
Por exemplo, partículas, refinamento de iluminação, adicionar animais, npcs, vegetações animadas, props no cenário, etc.
Cansaço visual
É muito importante fazer um ajuste nas cores do jogo em si, e ter certeza de que suas paletas de cores não estão saturadas demais.
Pois, isso traz um cansaço visual, que pode fazer o jogador enjoar rápido do seu game, mesmo que esteja tudo perfeito.
E também não deixar as paletas frias e pálidas, ao ponto de tirar toda a vida do seu jogo.
Faça um bom balance de cores.
Como lidar com os diferentes dispositivos mobile?
Criar jogos para celular também é um grande desafio, pois, existem diversos tipos e modelos de celulares espalhados pelo mundo.
E você precisa garantir que a performance e a qualidade do jogo seja a mesma, e para isso temos uma dica.
Pois, hoje em dia existem disponíveis gratuitamente diversos emuladores de celular para computador.
E através deles você pode simular uma vasta gama de dispositivos diferentes, tendo uma boa base para seguir, e ajustar com mais precisão esse ponto.
A qualidade caminha junto com o desenvolvimento.
Você garante a qualidade do seu jogo, conforme testa ao longo do desenvolvimento, por isso, o teste sempre estará presente.
Mas primeiro, garanta que as mecânicas e implementações estão funcionando corretamente, eliminando bugs encontrados.
E o próximo passo será testar o balanceamento, level design, sistemas, menus, trilhas sonoras e parte gráfica.
E no fim do projeto, faça todo o refinamento e polimento necessário, agora que todo o resto já funciona bem.
É impossível lançar jogos sem Bugs, mas seguindo essas dicas, serão necessários poucos ajustes posteriores ao lançamento.
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