A vida de um desenvolvedor de jogos independente é simples: aprenda a desenvolver jogos enquanto cria jogos. Soou estranho para você?
Um dado curioso: Você sabia que antes de a Rovio, empresa criadora do Angry Birds, se tornar uma empresa de sucesso com suas aves furiosas, eles produziram 51 jogos desconhecidos?
Mas calma! Não estou te falando isso para te desencorajar, muito pelo contrário. O que podemos aprender com esta lição é não desistir. Mais cedo ou mais tarde você vai conseguir. Mas é realmente importante nunca desistir.
Mas afinal, como começar?
Como começar a criar jogos? Quando você começa a desenvolver jogos, a melhor prática que você pode ter é de se concentrar em projetos muito pequenos, enquanto desenvolve lentamente suas habilidades. Isso basicamente é o truque para obter o melhor de si projeto após projeto.
Enquanto lê este artigo você já está pensando em criar um MMORPG online com tudo o que tem direito?
Bom, eu não acho que você deveria começar por aí. Em vez disso, por que você não cria um “jogo da velha” simples com um recurso multiplayer simples?
Não tem nenhuma experiência ainda? Então retire a parte do multiplayer e crie um game offline mesmo.
Conseguiu entender a lógica?
Ao fazer isso, você já saberá que será um projeto simples de se criar e, eventualmente, poderá até publicá-lo nas lojas de apps, por que não!? Além disso, você tem a chance de aprender o básico das comunicações de rede.
Então, para o seu próximo projeto, comece com algo um pouco difícil, como um jogo de cartas simples ou um baseado em turnos com 10 jogadores, apenas para aumentar a dificuldade e aprender novas habilidades.
Aprenda com seus erros
Tenha certeza de uma coisa: erros serão cometidos e isso é inevitável. A lição aqui é você aprender com eles e utilizá-los para um crescimento pessoal.
Você pode, por exemplo, após finalizar um projeto, escrever em um papel uma pequena lista de tudo o que deu errado ou tudo o que fez de errado e que poderia ter feito diferente.
Pareceu estranho isso? Bom, quem tiver um mínimo de experiência com desenvolvimento sabe muito bem do que eu estou falando. Você pode escrever um código não muito fiável; pode criar uma arte não tão boa; ou mesmo não planejar direito…
Estude o máximo que puder para evitar os mesmos erros em seu próximo projeto. Esta é a única maneira de melhorar jogo após o jogo.
Aprenda o máximo que puder!
A Internet está cheia de recursos gratuitos para desenvolvedores de jogos. Se você é um bom programador, por exemplo, sem muita experiência em design de jogos, comece a estudar os conceitos básicos de design de jogos e aplique o que aprendeu em seu próximo jogo.
Aqui no Crie Seus Jogos, por exemplo, você encontra diversos tutoriais, artigos e até ebooks totalmente gratuitos, tudo para que você aprimore seus conhecimentos. Isso sem falar de nosso Canal no YouTube e redes sociais.
Dê pelo menos uma hora por dia para estudar e aprender coisas novas que ajudarão você a melhorar suas habilidades.
Vá a eventos!
Não há nada melhor do que ter contato com pessoas da área ou que tenham o mesmo desejo de criar jogos que você possui. Os eventos, tais como Game Jams, são uma das maiores formas de aprender coisas novas, fazer networking e mostrar seu jogo.
Você pode ficar de olho na Global Game Jam, por exemplo, que ocorre no mundo inteiro e em várias cidades do Brasil. Basta acessar o site deles e ficar por dentro para participar.
Bom, é isso!
Gostou desse artigo? Temos mais em nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Também temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
Baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.