Como definir o design do jogo?
Uma das coisas mais importantes para se definir em um jogo é o seu design.
Isso porque um design bem feito, com paletas e estilos diferentes dos concorrentes tornam seu jogo mais chamativo, em comparação com eles.
Hoje eu irei te mostrar como escolher o design do jogo e como fazer isso bem feito.
1 – Ninguém cria do nada
2 – As referências de criação
3 – Olhando a concorrência
4 – Escolhendo as referências
Ninguém cria do nada
Como eu já disse em um post anterior (Como ter ideias de jogos), o seu cérebro não é capaz de criar nada.
Ele junta informações importantes do seu dia a dia e os utiliza como referência para criar algo.
Ás vezes ele junta uma coisa com a outra, ás vezes ele usa como inspiração.
E com o design do seu jogo não é diferente, você não vai pegar o seu jogo e do nada criar um design para ele.
Você precisa ter referências e essas referências vão servir de base para o seu cérebro construir o design do seu jogo.
As referências de criação
A primeira coisa que precisamos entender é quais referências nós precisamos para criar o design de um jogo.
São elas o estilo e a paleta de cores.
Paleta de cores
Vamos começar pela paleta de cores. Todas as cores de um cenário, de uma cidade ou até de um menu não são escolhidas a toa.
Todas elas são escolhidas de forma estratégica.
Um jeito de te explicar isso são, por exemplo, as cores complementares.
Todos sabem que o branco é o contraste do preto, mas e o azul? O verde? O amarelo?
Todas elas tem uma cor que contrasta também e essas são as cores complementares.
Podemos ver isso pelo círculo cromático:
A cor oposta sempre é a cor complementar e isso é importante porque a cor complementar pode ser usada junto com a cor principal e não soará entranho para os olhos.
Olha no meu jogo como o laranja e o azul se contrastam e soam de forma natural:
O estilo de design
O estilo utilizado e a paleta tem, muitas vezes, tudo a ver.
Muitos estilos têm paletas de cores definidas e isso fazem as pessoas lembrarem deles.
Por exemplo, olhe essa foto da cidade de São Paulo:
Olhando a concorrência
A primeira coisa antes de escolher o design do seu jogo é olhar a concorrência.
Ver quais estilos eles estão usando e quais as paletas de cor.
Isso é importante porque seu jogo não pode ser só diferente, ele precisa parecer diferente.
Se você usar estilos parecidos ou paleta de cores parecidas, as pessoas acharão que é o mesmo jogo ou a continuação de outro.
Escolhendo as referências
Depois de analisar os concorrentes, caso houver, você precisará escolher as referências para criar o design do seu jogo.
Existem algumas formas de fazer isso:
1 – Escolhendo um design já pronto
Você pode procurar no google imagens ou no pinterest sobre referências de designs que você quer.
Por exemplo, pode procurar por: Design europeu, Design Blueprint, Design Inglês antigo, Design neon, Design nórdico e etc.
Para fazer essa pesquisa você pode olhar a sua volta, na sua casa, na rua, referência de designs usados por empresas e pessoas.
Isso pode servir de inspiração.
A grande vantagem desse método é que, muitas vezes, a paleta de cores já vem pronta.
No pinterest você também pode navegar por diversas imagens e separando os designs que você achar interessante.
2 – Escolhendo uma imagem
Uma outra forma de fazer isso é escolhendo uma imagem e pegar a paleta de cores dela.
Você pode fazer isso usando a ferramenta de seleção de cores do paint ou outros editores de imagem
Por exemplo, pegue a foto de uma flor e tire dela as cores que predominam.
3 – Escolhendo estilos padrões
Estilos padrões são aqueles que não tem uma paleta de cores definida.
Por exemplo: estilo pastel, estilo neon ou estilo realista.
Nesse caso você terá que ter uma paleta de cores bem definida no seu projeto
Você pode procurar em sites como https://coolors.co/ ou mesmo no google por ” ___ color pallete “.
Uma forma legal é procurar por emoções, por exemplo, “love color pallete” ou “angry color pallete”.
Essa forma é muito legal para transmitir a emoção do seu jogo através das cores.
Se seu jogo for de suspense o medo será predominante e assim poderá procurar por “fear color pallete”.
Um outro site também é o https://paletton.com/.
Dessa forma fica bem prático para você criar um design pro seu jogo, sem se prender muito a teoria que, muitas vezes, nós desenvolvedores não somos especialistas. Mas é muito importante entender o básico para nós criarmos algo único.
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