Um protótipo de jogo pode não ser uma tarefa tão simples para todos desenvolvedores de jogos criarem. Muitos pulam essa etapa do desenvolvimento por acharem que estarão ganhando tempo. Entretanto, a realidade é outra…
O protótipo de um jogo tem a função de testar e validar as mecânicas básicas daquele projeto. Afinal de contas, como você saberá que um jogo é bom sem nunca ter testado antes?
Logo, partir para a criação pulando esta etapa, poderá ser um tiro no pé e trazer diversas consequências, como até mesmo rejeição por parte do seu público.
Não existe uma regra de tempo para se levar ao construir um protótipo. É a mesma coisa para um projeto completo, não existe uma data padrão, cada jogo terá sua dificuldade de desenvolvimento, então cada projeto levará o seu próprio tempo de desenvolvimento.
Agora, você sabia que existem algumas técnicas que podem te fazer ganhar tempo na hora de criar um protótipo? Isso mesmo, criar seus protótipos podem passar a levar algo em torno de uma semana para ficarem prontos!
Mas Wenes, como isso é possível?
Primeiramente, essas dicas servem para projetos que foram pensados para serem simples desde a sua concepção. Então nada de querer prototipar um novo GTA em uma semana porque não funcionará, ok?
1. Ser rápido é uma questão de pensamento
Sabemos que o protótipo de jogo serve justamente para validarmos ideias, certo?
O primeiro passo é você abraçar os erros e aprender com eles. Não tenha medo de criar um projeto ruim, na pior das hipóteses, você aprenderá muito com possíveis falhas ou mecânicas ruins.
Assim, você não pensará em polir tanto a sua ideia e estará tirando do papel ideias simples e rápidas de serem feitas, sem medo de ser feliz.
Outra questão importante…
Realmente se importe em ciclos curtos de desenvolvimento. Qualquer ideia de protótipo pode sim ser criada em uma semana – ou até menos.
Vai por mim, se você pensar demais, demorar demais no protótipo, você vai querer acrescentar funcionalidades/mecânicas cada vez mais e isso poderá acabar tornando o seu jogo “gorduroso” demais, passando do ponto ideal.
2. Criatividade
O protótipo deve vir de uma ideia, correto?
Uma excelente ideia pode simplesmente surgir em sua mente em questões de segundos. Assim como também pode ir embora e demorar muito para voltar – os famosos bloqueios mentais.
Então você não conseguirá “agendar” com sua mente um horário para ter uma ideia fantástica, não é mesmo?
“Ei, cérebro! Esteja pronto às 14h pois hoje eu vou lhe usar!”
Mas também isso não quer dizer que você não precise pensar. Sente-se e ponha no papel todas as suas ideias incríveis – se estiver em equipe, melhor ainda.
Pode ser que aconteça de você ter um bloqueio mental e não conseguir colocar sua cabeça para funcionar, mas depois, talvez no caminho de casa, ou no chuveiro, ou enquanto estiver fazendo uma caminhada, uma ideia brilhante surgirá em sua mente. Anote-a imediatamente.
Nota: Estamos falando aqui de um projeto simples para ser prototipado em menos de uma semana. Você não precisa se preocupar com o GDD por enquanto, foque-se em validar sua ideia primeiro.
3. Protótipo de papel
Você pode validar a sua ideia com um “pré-protótipo”, também conhecido como protótipo de papel.
Conforme mostramos em um artigo sobre o assunto, o protótipo de papel nada mais é do que um conceito de jogo explicado usando um papel. Então basicamente ele serve para criar a estética e mecânica de um projeto somente usando lápis e papel.
Você pode optar por criar um protótipo de papel antes de partir para o digital e assim ganhar ainda mais tempo. É como se você estivesse simulando o gameplay em sua cabeça mas visualizando, ou seja, passando para o papel.
4. Use assets já prontos
Existem milhares de sites na internet que podem te fornecer assets gratuitos e pagos também, se preferir, para que você possa usar em seus protótipos.
Uma regra importantíssima: O protótipo não deve ser bonito, deve ser legal!
Todos que jogarem o protótipo de jogo devem sentir-se realizados. A satisfação com a mecânica e funcionalidades é o seu objetivo com ele. Lembra que falamos que o objetivo do protótipo é validar uma ideia? Então…
A arte pode ser bonitinha? Poder até pode, mas o foco não é esse. Até porque, protótipo não será a versão final de seu jogo, será uma versão de testes. A versão final você fará à parte. Então quanto mais tempo passar embelezando seu protótipo, mais tempo você estará perdendo.
Então usar assets já prontos, mesmo que não correspondam muito ao tema do seu jogo, te fará ganhar um tempo importantíssimo.
Dica: Confira nossos artigos sobre os melhores sites gratuitos para se encontrar assets 3D e áudios para o seu projeto.
Conclusão
Um problema comum e que muitos desenvolvedores de jogos passam é planejar jogos mais complicados do que deveriam ser.
Muitas vezes a resposta está na simplicidade. Você não precisa criar um RPG para fazer sucesso. Apenas tenha em mente que seu jogo deve ser divertido e os jogadores devem sentir-se realizados ao jogarem ele. O game tem que ter um objetivo bem definido a ser alcançado.
Se não fosse assim, jogos como Flappy Bird nunca teriam sido um sucesso mundial.
Seja o primeiro a comentar.