Quando estamos começando é bem difícil ter muito para investir em um jogo.
Nesse artigo eu vou te mostrar algumas formas de você delegar tarefas e criar jogos inteiros gastando muito pouco ou quase nada.
Mas para isso precisamos entender que não dá para fazer jogos muito complexos sem querer investir.
Essa é uma das estratégias que nós da CSJ não recomendamos que você faça, pois é um esforço e risco muito alto para pouco resultado.
O ideal é você começar com jogos pequenos e para isso esse artigo vai te ajudar.
Escolhendo o projeto
Primeiro de tudo, você precisa pegar projetos que se adequem as suas habilidades atuais.
Por exemplo, se você é melhor em programação do que design, faz sentido pegar um projeto onde o design é muito simples.
O contrário também serve, se você é melhor em design, faz sentido pegar um projeto onde o design é mais complexo.
Precisamos entender quais tarefas nós somos experts e quais nós sabemos só o básico.
Mesmo que você não saiba nada, muitas vezes, ter que aprender somente o básico para fazer um projeto ajuda muito.
Mapear suas habilidades vai te ajudar a pegar projetos que se adequem a você e isso é muito bom para não delegar tarefas.
Quando não temos habilidade em alguma coisa e queremos fazer algo complexo vamos ter que contratar alguém.
Seja pagando para essa pessoa ou montando uma equipe com ela.
Mas, e em casos onde não tem jeito, por exemplo, a parte sonora? O que fazer?
Delegando a música e os efeitos sonoros
Uma boa alternativa para as músicas do seu projeto é buscar em bancos de músicas gratuitas ou comprar músicas baratas.
Já os efeitos sonoros você pode tanto pegar gratuitamente, como comprar também em bancos de sons, mas também uma alternativa é contratar alguém para fazer para você.
Eu acredito que é a melhor alternativa pois sai barato, algo entre 10 a 15 reais por som e o sound design vai conseguir harmonizar os efeitos com a música.
Isso foi o que eu fiz nos jogos Destroy the Cubes e Destroy the Hexons, ambos publicados na Steam.
Delegando a arte do jogo
Se você não conhece muito sobre arte eu recomendo fortemente que você crie jogos minimalistas, ou seja, use o mínimo do mínimo.
Existem jogos na Steam que tem 2 cores ou jogos com formas geométricas simples que faz muito sucesso.
Uma boa dica também é procurar em sites como a Asset Store, tem muita coisa legal por lá.
Você pode encontrar menus, artes, desenhos, modelos 3d, tudo que você precisa para criar seus jogos.
Delegando a programação
Delegar a programação é a parte mais difícil, mas não é impossível.
Por outro lado é o conteúdo que você mais encontra por aí.
Na própria Asset Store e outros sites similares você pode encontrar mecânicas e jogos prontos para implementar no seu jogo.
Isso aliado ao básico de programação é o suficiente para você criar seus jogos.
Eu mesmo fiz isso no jogo Newton´s Life at Home, publicado na Steam.
Fonte do seu jogo
Uma coisa muito importante é a fonte do seu jogo.
Existem sites como o dafont.com que tem um banco enorme de fontes, mas cuidado que algumas têm licença para usar.
Você pode procurar no Google pelo estilo de fonte que você quer + “font”
Exemplo: “neon font”
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