Ary Toledo e muita risada, esse foi um dos momentos descontraídos do Hey Dev Podcast dessa quinta-feira (17/02)
Mas ao longo de todo o podcast, não foram as risadas que prevaleceram e sim muito conteúdo sobre game dev!
O convidado da vez foi o Márcio Mageski, redator e revisor da revista WarpZone.
A WarpZone é uma revista especializada em jogos digitais, onde eles fazem reviews, trazem notícias sobre jogos e também fazem revistas especiais, tanto de jogos maiores como jogos indie também.
Márcio ainda é desenvolvedor de jogos e professor na área.
Ele conta na sua história que começou a dar aula de programação e os jogos começaram a ser implantados por ele de forma didática em sua escola.
Um dos assuntos mais discutidos no podcast então foi a questão de você criar e publicar os seus jogos.
Foi conversado sobre o mercado, sobre quais jogos devem ser feitos no começo e até quais engines você precisa usar para começar a criar jogos.
Extremistão e mediocristão
Para começar o assunto, foi comentado sobre o mercado de jogos no Brasil e no exterior, mas para isso foi utilizada a analogia de um livro, O Anti Frágil, de Nicholas Taleb.
Nicholas diz em seu livro que existem tipos de mercados:
- Extremistão: São mercados onde poucas pessoas faturam bilhões e a grande parte não fatura quase nada.
- Mediocristão: São mercados mais equilibrados, onde você tem espaço para faturar o quanto você deseja.
E a partir de uma cultura de preços abusivos no Brasil, é muito difícil alguém ter dinheiro para comprar tanto jogos AAA, como jogos indie.
Em países desenvolvidos, com 100 dólares você consegue comprar 4 jogos AAA e o que sobra você consegue investir em jogos indie que custam 1 ou 2 dólares.
Já aqui no Brasil isso não acontece, com 100 reais você precisa juntar mais 100 para conseguir comprar um único jogo.
Então é muito dificíl alguém morando no Brasil ter a opção de comprar um e o outro, o que acaba acontecendo é que ela tem que escolher um ou o outro.
Isso torna o mercado brasileiro muito difícil de competir, mas o grande problema é quando nós brasileiros queremos começar a desenvolver jogos.
A mentalidade do game dev brasileiro
Como aqui no Brasil é muito difícil as pessoas comprarem jogos indie, acaba que o mercado brasileiro se torna extremistão, ou seja, somente jogos multiplayer e com um investimento alto acabam tendo um verdadeiro sucesso.
E como, geralmente, o desenvolvedor brasileiro vem desse mercado, ele entra no desenvolvimento de jogos com essa mentalidade, de que se ele quiser criar bons jogos, terá que fazer um jogo a altura de um GTA, por exemplo.
A grande questão é, esse é o comportamento do mercado de jogos brasileiro, mas isso não é o que acontece no mercado de jogos mundial.
Como no exterior as pessoas tem um poder aquisitivo bem maior, o mercado de jogos lá fora acaba sendo mediocristão.
Ou seja, tanto grandes empresas como desenvolvedores indie tem o seu espaço no mercado de jogos.
A grande questão é, como eu posso atingir esse mercado?
O melhor lugar para publicar jogos
Muitas pessoas investem seu tempo e dinheiro para criar jogos mobile, geralmente na play store.
A grande questão é, o mercado mobile é extremistão.
Isso torna muito difícil pequenos desenvolvedores conseguirem ter sucesso nesse mercado.
O melhor lugar para quem esta começando seria um lugar mediocristão e esse lugar atualmente é a Steam.
Muitos acham a taxa de entrada muito alta, que hoje é 390 reais, a grande questão é, muitos não sabem pra que servem os 390 reais.
A Steam já esta batendo os seus 100 milhões de usuários ativos e o que acontece com seu jogo, independente do tamanho dele, é que quando você lança, a Steam te dá uma visibilidade enorme, fazendo com que pequenos desenvolvedores faturem no primeiro mês muito mais do que os 390 que você precisa investir.
E o que muitos não sabem é que com jogos mobile, para ele ter sucesso, você precisa investir muito mais que 390 reais em anúncios para ele render alguma coisa.
E o mais legal é que essa visibilidade toda que a Steam dá não é somente para o Brasil, mas sim para o mundo todo.
Os desenvolvedores que publicam lá tem a maioria dos seus jogos vendidos na Europa, Eua, Canadá e até na China.
Fazendo assim você entrar em um mercado mediocristão e podendo ter sucesso com o seus jogos.
Mas para isso acontecer, antes você precisa terminar um jogo.
Jogos do seu tamanho
Provavelmente você já jogou jogos como GTA, FIFA, WARZONE, CALL OF DUTY e muitos outros.
O problema disso é, quando você for fazer um jogo, você vai ter ideias daqueles jogos que você joga.
E se você só jogar jogos grandes, você só vai ter ideias de jogos grandes.
E uma das maiores dificuldades, como o Márcio fala no podcast, é terminar um jogo.
Pode parecer algo banal, mas a coisa mais difícil que você tem no desenvolvimento é conseguir terminar um jogo.
E isso acontece por vários fatores, muitas dificuldades, por exemplo, aparecem e você não esta planejando.
E por isso é muito mais fácil você terminar um jogo que leva 6 semanas para ser feito do que um jogo que demora 2 anos pra ser feito.
O Márcio e todos nós da CSJ, indicamos você começar com projetos pequenos, que não são projetos necessariamente ruins.
Você pode fazer um jogo pequeno e muito bem feito, o que vai fazer as pessoas gostarem muito do seu jogo.
A engine e a linguagem de programação
Se você quer fazer um jogo precisará escolher uma engine e cada engine tem uma linguagem de programação diferente.
Esse foi um dos assuntos discutidos no podcast, qual a melhor engine para começar?
O Márcio diz que existem muitas pessoas que querem aprender todos os tipos de engine possível.
A grande questão é que você não precisa saber muitas engines e isso pode te travar como desenvolvedor.
O melhor caminho é você escolher uma engine que se adapte muito bem ao seu jogo e usar a engine como ferramenta para a criação do seu jogo.
O mesmo vale para a programação, se você ficar travado em qual linguagem usar, você não irá sair do lugar.
A melhor coisa a se fazer é escolher uma e aprender a programar a partir dela.
Isso acontece porque as linguagens de programação são iguais, o que muda entre elas é somente as palavras que você vai usar pra escrever o código.
Mas por trás da linguagem existem as ferramentas, como variáveis, if, for e while, que serão sempre as mesmas, independente da linguagem.
É claro que existem ferramentas específicas para cada linguagem, mas elas são avançadas e dificilmente você vai usar para começar a criar jogos.
Gostou desse artigo? Temos mais em nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Também temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
Baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.