Cenários em jogos são um dos elementos que devemos deixar o mais vivo possível.
Pois, um cenário bem construído e imersivo tem o poder de prender o jogador no mundo do jogo.
E existem alguns elementos que são capazes de deixar o mundo do seu jogo muito mais interessante e interativo.
Cenários e Ambientações animadas
É comum criarmos cenários com imagens estáticas, só para cumprir com o papel de background.
E adicionarmos um parallax para trazer uma certa profundidade na cena, e isso pode funcionar bem.
Mas, podemos deixar esse cenário muito mais interessante adicionando elementos diferentes entre si.
Por exemplo, árvores diferentes uma das outras, ou prédios únicos, e principalmente com animações.
Pois, um elemento animado deixa o mundo do jogo muito mais rico e vivo, e bem mais interessante observar.
E criar vários cenários únicos e diferentes entre si ao longo do jogo, vai agradar demais o jogador.
Props interativos
Os Cenários normalmente só existem em jogos, cumprindo uma função de preenchimento da cena.
Mas, podemos adicionar elementos para o jogador interagir com o próprio cenário também, e isso deixa tudo mais interessante.
E fazer o ambiente reagir de diferentes formas a ação do usuário, quando ele ataca, anda sobre um chão quebrado, etc.
Por exemplo, se ele atacar com uma espada de fogo uma árvore, ela queimar, ou de gelo, congelar.
E isso se conectar com mecânicas secretas do jogo, como revelar passagens, desbloquear segredos, recompensas, etc..
Como enriquecer um cenário?
Existem várias formas de tornar o ambiente de um jogo mais vivo e imersivo para o jogador.
Por exemplo, incluir sons de fundo, como música suave, ruídos da natureza ou sons urbanos.
E adicionar efeitos sonoros para as ações dos jogadores e dos NPCs (personagens não-jogáveis).
Pois, pode ajudar a criar uma atmosfera mais realista e tornar o jogo mais imersivo.
Por exemplo, o som do vento ao pular, a batida dos passos em diferentes superfícies, etc.
Mas, também criando NPCs que interagem uns com os outros e com o jogador de maneira natural.
Por exemplo, personagens que têm conversas entre si, reagem às ações do jogador, ou realizam tarefas cotidianas.
Ou adicionar objetos que o jogador possa interagir, como portas que se abrem e fecham, janelas que quebram.
E um ciclo de dia e noite, onde a iluminação muda, pode ajudar a criar uma atmosfera mais realista.
Mas também, um sistema de clima que muda aleatoriamente, como chuva, neve, sol, nuvens, tornando o ambiente mais dinâmico.
Em resumo, detalhes realistas, como sujeira em objetos, marcas de uso, insetos voando, ajudam a tornar o ambiente mais imersivo.
Mas, lembre-se que tudo depende do tipo de jogo que você está criando.
Porém, esses tipos de detalhes melhoram em mil por cento a experiência do jogador.
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