O escopo de um jogo pode parecer algo simples de se definir, mas na realidade é bem mais complicado do que parece!
E dentre vários pontos que iremos destacar aqui, a falta de planejamento é a mais agravante.
Pois, a consequência de um mau planejamento afetará diretamente o escopo dos seus jogos!
Não é só criar um jogo!
É comum para um iniciante, acreditar que: “É só criar o jogo e lançar, que já está tudo certo!”
Porém, pensar assim é o primeiro erro clássico!
Mas, com o passar do tempo percebemos que, criar um jogo é um processo que passa por várias etapas.
E cada passo tem sua importância na conclusão do jogo, como produto final.
Mas outro erro muito comum é tentarmos revolucionar o mercado de jogos com o nosso: “Jogo dos Sonhos”.
E até mesmo com um novo GTA revolucionário e futurista, sem se preocupar se de fato você tem conhecimento.
Pois, entenda que a primeira coisa que você deve focar, é em adquirir experiência no desenvolvimento de jogos.
E não é comum o primeiro jogo, fazer muito sucesso, são raros os casos.
Por isso, dê um passo de cada vez, para não se frustrar e desistir!
Planejamento
Não fazer o planejamento do seu jogo pode ser o seu pior erro!
Pois, as ideias que não são anotadas se perdem, prazos não se cumprem, comprometendo até o próprio jogo.
E após algum tempo, você nem sequer saberá qual o próximo passo deve dar.
Devo criar as mecânicas agora? Criar uma build para testes? Qual fase desenvolvo?
Tenho certeza que você não deseja se encontrar nessa situação.
Vamos organizar as coisas!
Você está começando agora do 0? Ou tem poucos meses de experiência criando jogos?
Então seu primeiro objetivo agora é estudar, adquirir experiencia, criar clones de jogos.
E tentar criar mecânicas sozinho, ou clonar mecânicas de jogos famosos, etc.
Ou seja, busque conhecimento até sentir que já entende a base, e já consegue desenvolver algumas mecânicas simples sozinho!
Comece com jogos curtos!
Mas, você não deve passar o resto da vida também só estudando.
E assim que sentir que está entendendo melhor as coisas, participe de game jams, crie jogos pequenos,
E que durem de 1 semana a no máximo um mês de desenvolvimento.
Mas também publique no itch.io, playstore, enfim.
Pois, esse processo é importante para aprender a finalizar seus jogos e adquirir conhecimentos sobre o processo como um todo.
Passos comuns no desenvolvimento
Habilidades: Consigo criar sozinho ou preciso de mais pessoas? Artes, sons, programação.
Análise de mercado: quais jogos estão se destacando ultimamente?
Ideias: Como será o jogo? Estilo, plataformas que será lançado, criar GDD, prazos e metas.
Produção: Criar o jogo, enviar para testes, ajustar com base nos feedbacks, versões alfa, beta, etc.
Polimento: Finalizar o jogo, corrigir bugs, adicionar Gamefeel e GameJuice, refinar os detalhes.
Publicação: Lançar o jogo nas plataformas, dar mais foco no marketing, criar material de divulgação,etc.
Pós-produção: período em que você irá trabalhar no jogo após o lançamento, lançando patchs de correções e aprimoramentos, expansões, etc.
Não ignore as etapas do desenvolvimento
Este processo varia demais de desenvolvedores indies e pequenas equipes, para empresas Triple A.
Pois, as dicas anteriores não são uma regra, mas um resumo para te guiar.
Porém, cada empresa, ou desenvolvedor pode incluir passos, a mais ou a menos.
Mas, é extremamente importante saber que essas dicas ajudam diretamente na melhor gestão e organização do seu projeto.
E principalmente te ajudando a ajustar o escopo do seu jogo de maneira muito mais assertiva.
Respeite as mecânicas pré-definidas
Algo comum de acontecer em projetos mais longos é a vontade constante de alterar mecânicas do jogo, retirar ou adicionar.
E esse, é um ponto que precisa ser muito bem pensado.
Pois, se você fez os testes com a galera, e realmente percebeu a necessidade de alterações, é uma coisa.
Mas, adicionar funcionalidades apenas porque quer, é problemático.
Porque você nunca terminará o jogo, e vai prolongar demais o tempo de desenvolvimento.
Sinais de que o escopo do meu jogo está grande
Tenho muita dificuldade para desenvolver as mecânicas planejadas, mesmo com muita pesquisa.
E sempre preciso que alguém me diga o que fazer, ou onde buscar as respostas.
Não tenho a menor ideia de quando vamos concluir o jogo, 1 ano, 2 anos, etc..
Começo a desenvolver e desisto para recomeçar do 0, ou para criar outros jogos.
Estamos quase finalizando o prazo estimado, mas não criamos nem metade do que foi inicialmente proposto.
Estou criando um GTA… “kkkkkk” esses sinais mostram que você quer dar um passo maior que a perna.
Sempre erre para mais!
Uma dica importante é sempre definir no planejamento, um prazo um pouco maior do que o necessário.
Pois, como dito anteriormente, imprevistos acontecem!
Alguém pode ficar doente, pessoas podem sair da equipe, ter que refazer mecânicas, etc.
E você precisará de uma “Gordurinha” no prazo, para contornar qualquer situação ou imprevisto.
E caso sobre tempo, use para fazer o polimento e refinamento do jogo.
Comece pelo mais importante
Por fim, para se cumprir o prazo certifique de começar pelo mais importante do projeto.
E defina com sua equipe o que é o núcleo do seu jogo, e que precisa ser entregue impecável para o jogador.
Porém, comece desenvolvendo por essas mecânicas principais bases, e conforme for concluindo passe para setores menos importantes.
E se por algum motivo, não houver tempo suficiente para finalizar tudo que foi planejado, você poderá buildar o jogo, contendo a experiência principal planejada.
Seja o primeiro a comentar.