Que atire a primeira pedra quem nunca pensou em criar um novo GTA. Criar um jogo para jogar em consoles e que fosse disponibilizado para o mundo inteiro.
O que muitos não sabem, é que a Rockstar levou 6 anos para criar o jogo para consoles. Ele contém cerca de 1,5 milhões de linhas de código e tem cerca de 60 GB de tamanho. Isso tudo sem mencionar, é claro, a equipe por trás desse projeto, que foram necessárias mais de 1000 pessoas para finalizar o game.
Mas como eles fizeram para colocar esse jogo em várias plataformas diferentes?
No fim das contas, não importa realmente para qual sistema você cria um jogo, ele vai envolver os mesmos processos de codificação, criação artística, game design e etc. Esses processos podem ser bastante fáceis para profissionais e muito, muito difíceis para iniciantes.
Não há diferenças no processo de produção entre criar jogos para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC ou outros sistemas. O que é necessário é usar códigos um pouco diferentes, adaptar uma coisa aqui e outra ali, para que o game rode em um ambiente específico.
E na prática?
Dependendo do jogo, a desenvolvedora geralmente terá equipes diferentes trabalhando em um console específico.
Como o PS4 e o Xbox One compartilham a mesma arquitetura de computador, torna o desenvolvimento de jogos muito mais fácil, pois o código pode ser compartilhado entre os dois sistemas, com cada equipe adicionando qualquer código específico do console à respectiva versão em que estão trabalhando.
Se o uso de uma engine multiplataforma for adotado pela empresa, o passo citado anteriormente será bem mais simplificado, já que a engine já terá em sua arquitetura um sistema pronto para ser codificado para consoles.
E eu? Como eu faço para criar um jogo para Xbox One ou Ps4?
Você precisará, antes de qualquer coisa, ter sido aceito pelos programas de desenvolvedores independentes da Microsoft (no caso do Xbox One) ou pela Sony (no caso do Ps4) para que as empresas te enviem o kit de desenvolvimento (DevKit) dos respectivos consoles.
E mais uma vez, se estiver usando uma engine, esse processo será bem mais simples, já que o DevKit será integrado já diretamente à engine.
PS: O Xbox One pode ter seu modo desenvolvedor ativado por qualquer pessoa em qualquer modelo do console! Porém, você não poderá jogar seus games (chamado modo varejo) quando estiver com o ambiente de desenvolvimento ativado. Se você quiser saber mais, clique aqui.
Mas calma! Não escrevo este artigo para te desanimar! Muito pelo contrário…
Hoje está muito, mas muito mais fácil enviar jogos para os consoles do que já foi um dia. Com tantos desenvolvedores independentes por aí, as empresas estão com outro olhar para pequenos desenvolvedores/empresas.
Ainda assim, o processo de criação de jogos será agradável, divertido e emocionante, e pode ser que seja o trabalho de sua vida. Se assim for, você será feliz apesar de todas as dificuldades.
Gostou desse artigo? Temos mais em nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Também temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
Baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.