Para quem não sabe, hoje eu tenho 7 jogos dentro da Steam que passaram das 3000 cópias vendidas.
Para mim é uma conquista que é só o começo, mas muitos me pedem para ensinar como faz.
É por isso que eu tenho publicado conteúdos diários ensinando as pessoas a montarem seu próprio estúdio de jogos.
No artigo de hoje, eu te mostrarei 5 coisas que foram fundamentais para eu chegar a esse feito de 3000 cópias vendidas na Steam.
1 – Fazer jogos pequenos
Eu sei que você quer fazer o próximo GTA e ficar rico, mas eu tenho que te contar a verdade, isso é quase impossível de acontecer.
Existem sim histórias de pessoas que fizeram seu primeiro jogo e ficaram ricas mas temos que ter em mente que isso é a exceção e não a regra.
Para cada um que conseguiu, pelo menos, 100 mil ficou endividado e foi fazer outra coisa da vida.
Temos que ter o pé no chão e seguir pelo caminho mais provável.
Ficar rico é a consequência de fazer jogos, não o seu caminho inicial.
O seu caminho inicial deve ser fazer jogos pequenos para entender como funciona o mercado e para aprender a fazer jogos verdadeiramente divertidos.
2 – Publicar na plataforma certa
Existem muitas plataformas para publicar jogos, porém, a melhor de longe é a Steam.
Eu sei que muitas pessoas ficam com medo de gastar 400 reais para publicar um jogo na Steam, mas você tem que entender que isso é um investimento e não um gasto.
Existem pessoas que gastam 300 mil reais para fazer uma faculdade, você pode sim gastar 400 reais para aprender a publicar jogos.
Seu objetivo deve ser o aprendizado e publicar na plataforma certa é fundamental para isso.
É claro que devemos saber publicar na Steam para ter a certeza que seu jogo vai ter o retorno desejado, mas nas outras plataformas você não vai conseguir saber se seu jogo deu retorno ou não.
Na Steam é certeza que se você acertar no seu jogo você vai ter retorno, nas outras plataformas não.
E mesmo que você tenha retorno, na Steam você vai ter muito mais.
3 – Fazer cursos e ter contato com os mais experientes
O terceiro acerto meu foi fazer cursos e ter contato com os mais experientes.
Como falei anteriormente, a Steam é o melhor lugar para publicar jogos, porém devemos saber publicar jogos lá.
Para isso, eu fiz cursos e tive contato com pessoas mais experientes que me ensinaram o passo a passo de como eu deveria criar um jogo lucrativo dentro da Steam.
Foi aí sim que eu tive confiança e maturidade para conseguir publicar jogos na Steam.
4 – Fazer mais de uma versão do mesmo jogo
Quando eu estava fazendo meu primeiro jogo, o Destroy the Cubes, eu tive 3 ideias diferentes de como fazer aquele jogo.
Foi aí então que eu decidi fazer 3 versões do mesmo jogo e essa foi a melhor decisão que tomei.
Isso porque eu tirei a trava de um projeto e essa trava, causada por uma indecisão, iria custar semanas de desenvolvimento.
E também porque eu consegui, dentro da Steam, triplicar a minha receita mensal que seria de 1 só jogo, mas acabou sendo de 3 jogos.
5 – Me inspirar em jogos que venderam muito
Eu sei que parece óbvio, mas não é bem assim.
Se você se inspirar em um jogo que vendeu pouco, não espere que ele vá vender muito.
Eu falo isso porque muitos pegam uma mecânica de um jogo que eles gostaram, mas aí você vai ver e esse jogo foi lançado a 5 anos e tem 10 reviews.
Entenda que o mercado de jogos é o mesmo, ele não muda, portanto, se você se inspirar em um jogo vendeu pouco, muito provavelmente o seu vai vender também.
É por isso que você não deve ficar com medo das pessoas copiarem seu jogo antes de lançar, pois ninguém sabe o sucesso que esse jogo vai ter, logo, ninguém vai arriscar em algo desconhecido.
Mas se um dia seu jogo vender muito, muitas pessoas vão se inspirar nele e você deve fazer o mesmo.
É muito mais fácil reproduzir o que já deu certo do que tentar achar algo diferente que vai vender.
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