No desenvolvimento de jogos existem inúmeros termos que confundem os iniciantes.
E em especial na programação C# na Unity podemos encontrar termos que soam estranhos, mas que são muito úteis.
E o “Casting” é um desses termos que pode ser muito útil pra você iniciante em diversos momentos.
O que é Casting?
Casting é o processo de converter um tipo de dado em outro.
Pois, como sabemos cada variável possui seu tipo e precisa ser declarada corretamente.
Por exemplo, temos variáveis, bool, doubles, floats, ints, e que servirão para inúmeros fins.
E no desenvolvimento de jogos utilizamos essas variáveis para fazer os cálculos necessários para nossas mecânicas.
Porém, existem um problema, onde para alguns cálculos matemáticos, precisamos usar o valor de variáveis diferentes.
E como não é possível fazer cálculos com variáveis distintas, surge a necessidade de converter uma delas para que sejam compatíveis.
E esse processo de conversão é conhecido como “Casting”, ou com o termo: Castar uma variável!
Casting: Implícito e Explicito
O casting pode ser realizado de duas maneiras: implícita e explicitamente.
E no casting implícito ocorre quando a conversão de um tipo para outro é feita automaticamente pelo compilador.
E isso geralmente acontece quando você está convertendo de um tipo menor para um tipo maior, como de int para float.
Porém, o casting explícito é necessário quando você está convertendo de um tipo maior para um tipo menor.
E isso requer que você especifique a conversão explicitamente no código.
E para fazer isso é bem simples, basta adicionar antes da variável que será castada dois parentese, e dentro dele o tipo.
Mas, é importante lembrar que nesse tipo de casting você acaba perdendo informação.
Ou seja, castar um double 323.334, para int, resultaria apenas em 323, e tudo após o ponto se perderia.
Por isso é necessário saber quando usar, pois, caso sejam dados importantes você perderia parte deles, no processo.
Quando é interessante usar?
Existem diversas situações onde um simples casting pode polpar o seu trabalho de criar uma lógica complexa.
Por exemplo, em um jogo onde o jogador ganhe pontos conforme a distância que ele deve percorrer seja necessário o casting.
Pois, a distância percorrida poderia ser armazenada em metros, por exemplo, 5.45 metros.
E se cada metro valesse um ponto, para exibir a pontuação faríamos um casting, transformando a distância em pontos.
E assim o jogador teria feito 5 pontos, caso percorresse 35.40, ele faria 35 pontes, etc.
Mas, esse é um exemplo bem simples, para que todos possam entender.
Pois, o Casting pode estar presente em diversas situações e mecânicas distintas.
Entender e saber usar casting é crucial para qualquer desenvolvedor, especialmente inciantes.
No entanto, é importante usá-lo de maneira adequada e consciente, sempre verificando os tipos.
E garantindo a segurança do seu código, e a integridade dos dados mais sensíveis do usuário.
Se você é iniciante e está com dificuldades de entender o funcionamento básico de técnicas como casting e outras.
O curso Start Gamedev é perfeito pra você, pois, ele sai do zero e te ajuda a criar o seu primeiro jogo de maneira estruturada e guiada.
E por um preço incrivelmente baixo, para realmente você não perder essa chance!
Seja o primeiro a comentar.