Um ponto que é muito importante dar atenção, ao planejarmos nossos jogos, é a câmera.
Pois, ela irá influenciar diretamente na gameplay, e caso seja mal planejada pode acabar frustrando os jogadores.
Mas a câmera também pode ser um poderoso elemento dentro do seu jogo, quando bem programada.
A importância do ângulo da câmera
A câmera em jogos influencia diretamente na gameplay, por isso é importante definir qual o melhor ângulo para ela.
Pois, não existe nada mais frustrante para o jogador, do que não ter a visão clara da fase, incluindo os possíveis perigos.
Por isso, o ângulo deve ajudar a visão do jogador, permitindo que ele prepare uma reação com antecedência.
Mas existem diversos estilos de câmera, seja 2D ou 3D, então escolha o que melhor se encaixa em seu jogo.
Câmeras em primeira pessoa:
Esse estilo de câmera, é muito utilizado em jogos 3D, e basicamente simulam a nossa visão.
Pois, aqui não vemos o corpo do personagem, mas apenas seus braços e pernas, por exemplo.
E câmeras em primeira pessoa conseguem amplificar a sensação de imersão no jogo.
Pois, eles buscam aqui retirar a ideia do jogador de que ele está jogando um game, por não mostrar o personagem.
E é amplamente usada em jogos de terror, FPS, jogos de corrida, e principalmente simuladores.
Câmeras em terceira pessoa:
Câmeras em terceira pessoa é uma das mais comuns, e amplamente utilizados nos jogos.
Pois, elas mostram o seu personagem como um todo, e é extremamente dinâmica dentro da gameplay.
E com essa câmera o jogador tem um raio de visão gigantesco, passando a maior sensação de controle para o player.
E dependendo da distância que ela se encontra do jogador, é possível prever até mesmo perigos que venham pelas costas.
Mas ela é extremamente adaptativa, indo até seu ombro em momento de mira, por exemplo, melhorando a concentração.
E se afastando em momentos de fuga, para dar um maior campo de visão ao jogador.
Câmeras com visão Top Down:
Jogos Top Down, utilizam esse estilo de câmera que basicamente nos dá a visão de cima pra baixo, da cena.
E com essa visão, é possível enxergar grande parte do cenário, inimigos ao seu redor, e perigos da área.
E assim o player tem a possibilidade de se preparar para os combates, e até mesmo criar estratégias com facilidade.
E essa câmera é muito usada em jogos multiplayer online, onde é possível ver diversos jogadores ao mesmo tempo.
Mas também podem ter variações nessa câmera como, por exemplo, a visão isométrica da cena.
E ela seria uma câmera top Down em ângulo mais inclinado, quase que mesclando com uma câmera em terceira pessoa.
Câmeras com visão de Plataforma 2D:
Não necessariamente o jogo precisa ser 2D para ter esse tipo de visão da cena, mas feito em 3D também.
Pois, esse estilo de câmera nos traz uma visão lateral da cena, e é extremamente usado em jogos de plataforma.
Pois, com essa posição, é possível ter um ótimo campo de visão acima, abaixo, atrás e a frente do jogador.
E com isso o player pode enxergar totalmente os perigos do cenário como um todo, e buscar caminhos na cena.
E em jogos metroidvanias, por exemplo, se encaixa perfeitamente por permitir a fácil exploração do cenário.
Em resumo, estas são algumas das câmeras mais comuns em jogos, e você pode também criar a sua própria.
Mas, é preciso que primeiro ela ajude a gameplay do jogador e de totais condições dele ter o domínio da cena.
E principalmente que seja implementada de forma a maximizar a fluidez das mecânicas e de todo o jogo em si.
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