Uma das características mais importantes para se trabalhar em jogos é ser bastante criativo.
E principalmente saber usar muito bem a imaginação para criar soluções para os problemas encontrados durante o desenvolvimento.
E uma solução muito criativa e que é amplamente usada por diversos setores diferentes, são as camadas.
Para que servem as Camadas?
Esta técnica vem sendo usada desde os jogos antigos, e foi criada para driblar a limitação tecnológica da época.
Os desenvolvedores antigamente tinham uma tecnologia que limitava demais os seus jogos.
E em meio essa dificuldade, nasceu técnicas como pixel art, musicas que se conectavam em loop, etc.
Técnicas que são aproveitadas até hoje, e o uso de camadas surgiu para trazer mais profundidade aos jogos.
Pois, antigamente não existiam jogos 3D, e essa solução aumentava a sensação de imersão nos games.
Porque, os desenvolvedores acrescentavam camadas uma atrás da outra, e que se moviam em diferentes velocidades.
E assim, criavam a mesma ilusão que vemos ao nos locomovermos mais rápido, andando de bicicletas ou carros, etc.
Pois, os objetos mais distantes se movem bem mais lentamente do que os que estão mais próximos.
E essa técnica ficou conhecida como Parallax, e é amplamente usada em jogos até hoje, e não parou por ai!
Seu uso nas artes
Com o passar do tempo, a tecnologia avançou demais, nos dando mais liberdade criativa nos softwares.
E esse conceito de camadas passou a ser utilizados em diferentes áreas, e nos trouxe muita praticidade.
Por exemplo, para os artistas que criam suas artes no Photoshop, Aseprite, entre outros, também podem usar esse recurso.
Onde, ao criar uma arte de um ambiente, por exemplo, você pode dividi-la em camadas, para facilitar o trabalho.
E mesmo que sejam personagens, dividir seus membros em camadas, facilita demais na hora de criar animações.
Seu uso nas trilhas sonoras do game
Ou até mesmo se estiver criando trilhas para jogos, os instrumentos ou melodias, podem ser separadas assim também.
Pois, durante o jogo a mesma trilha pode ter dinâmicas diferentes que podem mudar em diferentes situações.
E diferenciar momentos tensos de batalhas com chefões, de momentos tranquilos de exploração.
E a música dividia em camadas possibilita a ativação de certos instrumentos durante a gameplay.
Pois, baterias e guitarras tendem a trazer mais peso para uma melodia, indicando ao jogador, momentos de ação.
Enquanto, por outro lado, flautas, pianos, dedilhados de violão, entre outros, podem indicar um lugar mais tranquilo.
E em resumo, ter tudo isso muito bem separado em camadas, traz aos desenvolvedores, muito mais controle.
Seu uso nas Engines
E este conceito pode ser encontrado até mesmo nas próprias engines, como as famosas Layers.
Nas engines normalmente, a parte de renderização é dividida em camadas, para definir o que é renderizado primeiro.
E até mesmo a lógica da sua ordem de execução, é toda dividida em camadas para definir o que tem mais prioridade.
Em outras partes, como no sistema de colisão e física, conta com camadas que gerenciam cada interação.
E também em seu sistema de animação é possível utilizar este conceito, para criar animações conjuntas.
Em resumo, pequenas técnicas ou conceitos criados para solucionar determinadas dificuldades, ou limitações.
Podem indiretamente influenciar e inovar diferentes ramos da tecnologia ao longo do tempo.
Por isso, é de extrema importância sempre estimularmos nossa criatividade, para criarmos cada vez mais, diferentes soluções para nossas dificuldades.+
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